O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, congratulou-se terça-feira com o acordo alcançado entre os partidos da Irlanda do Norte com os governos do Reino Unido e Irlanda, considerando que ajudará a avançar para superar “problemas do passado”.

O pacto permite avançar com a reforma do sistema de proteção social pendente na província britânica e soluciona alguns dos problemas orçamentais com que se deparava o governo autónomo. “O acordo também permite continuar a avançar e fazer frente a problemas do passado”, afirmou Barack Obama num comunicado. A rota acordada, e que agora deverá ser ratificada internamente em cada formação política, estabelece um plano financeiro a longo prazo para a Irlanda do Norte, bem como um marco de atuação para resolver aspetos ainda pendentes no processo de paz na região.

O Presidente norte-americano destacou que o acordo demonstra que, “quando há vontade e coragem para superar os problemas que dividiram a população da Irlanda do Norte, há um caminho para ter êxito em benefício de todos”.

Obama manifestou também o seu interesse pela ratificação definitiva do acordo e num “avanço contínuo” do processo de paz.

O Secretário de Estado John Kerry também felicitou as partes por terem trabalhado juntas para superar as diferenças em assuntos “muito polémicos” e encontrar soluções para “promover um futuro mais pacífico e de esperança” para os cidadãos da Irlanda do Norte.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR