O ministro da Segurança Pública do Canadá disse na terça-feira que as detenções e acusações de três indivíduos por ações relacionadas com o terrorismo foram justificadas pelas ameaças “graves”.

“Se as acusações foram apresentadas é porque havia razões fortes para acreditar que eles são potenciais terroristas”, disse Steven Blaney ao canal de televisão CBC.

Na segunda-feira, as autoridades em Otava prenderam Suliman Mohamed, de 21 anos. O jovem enfrenta a acusação de participar em atividades de um grupo terrorista e conspirar para participar no terrorismo com os gémeos de 24 anos que foram presos na sexta-feira.

Carlos Larmond foi detido no aeroporto internacional de Montreal antes de partir para o estrangeiro com “intenções terroristas”, informou a polícia.

Ashton Carleton Larmond foi acusado de “facilitar atividade terrorista” e de participar num grupo terrorista. Carlos preparava-se para viajar para a Síria, noticiou a CBC.

As prisões no Canadá ocorreram depois dos ataques na semana passada em França, que incluíram o ataque aos escritórios do semanário satírico Charlie Hebdo, no centro de Paris, perpetrados pelos irmãos Said e Cherif Kouachi, que mataram 12 pessoas e foram mortos pela polícia dois dias depois nos arredores da capital francesa.

Os atacantes disseram ter “vingado o profeta” Maomé, caricaturado em diversas ocasiões no jornal satírico.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR