Segurança Nacional

Segurança Nacional

Trump bloqueia compra da Qualcomm. Eis porquê

103
Seria o negócio do ano. Na verdade, seria o negócio de vários anos, já que a Broadcom, sediada em Singapura, há muito persegue a fabricante de chips. Razões de "segurança nacional" justificam a opção.
Egito

Egito. Estado de emergência por mais três meses

O estado de emergência amplia consideravelmente os poderes da polícia em matéria de detenção e vigilância e pode restringir a liberdade de movimentos.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Greve

Sitava. Greve nos aeroportos com adesão de 60%

A adesão à greve dos funcionários de empresas de segurança privada nos aeroportos "foi de 60% a nível nacional", informou Armando Costa, do Sitava.
Ministério da Defesa

Costa portuguesa pode ser um foco de problemas

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, afirmou hoje que a costa portuguesa pode ser um foco de problemas de segurança e que o país precisa de investimento forte na área do salvamento marítimo.
Diplomacia

China critica escudo antimíssil EUA-Coreia do Sul

O governo chinês declarou que a instalação de um sistema antimíssil norte-americano na península coreana, em resposta aos programas balístico e nuclear da Coreia do Norte, ameaça os interesses estratégicos de Pequim.
Hungria

Hungria. Protesto contra medidas antiterrorismo

Várias centenas de pessoas manifestaram-se em Budapeste contra o projeto-lei do Governo de medidas antiterroristas, que prevê restrições sobre a Internet e a possibilidade de abrir fogo.
Charlie Hebdo

Charlie. Primeiro aniversário assinalado em Paris

Esta quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas registados entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2015, com a realização de várias cerimónias de homenagem às vítimas.
Charlie Hebdo

Charlie. Paris assinala aniversário dos atentados

Paris multiplica cerimónias de homenagem às vítimas dos atentados de 7 a 9 de janeiro do ano passado.
Terrorismo

"Não há razão para alarme", diz ministra

A ministra da Administração Interna afirmou que o nível de ameaça terrorista em Portugal se mantém inalterado, assegurando que não há razão para alarme.
Israel

Israel testa sistema de interceção de mísseis

Israel e os EUA testaram hoje com êxito um sistema de interceção de mísseis balísticos, quando o Estado judeu procura melhorar a capacidade de defesa para responder às ameaças regionais.
Desporto

Falhas na segurança dos Jogos Olímpicos do Rio

O Tribunal de Contas da União do Brasil, órgão de assessoria do poder Legislativo, encontrou falhas na integração entre os agentes de segurança do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Secretas

Super espião admite ter mandado escutar telemóvel

O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, afirmou que o 'modus operandi´ das secretas é "90% ilegal" e confessou ter escutado Nuno Simas.
Israel

Israel novas medidas de segurança

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que o Estado hebraico está a "travar uma luta até a morte contra o terror palestino", e ordenou novas medidas, após a morte de dois israelenses em Jerusalém.
Espanha

Português detido por integrar rede jihadista

Um português foi hoje detido numa operação policial espanhola e marroquina destinada a desmantelar uma rede internacional de captação de jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico.
Séries

Dia 8 de outubro há "Segurança Nacional". E não só

668
Carrie Mathison está de volta, assim como "The Walking Dead" e "Empire". Mas também há uma estreia para acompanhar nos canais Fox. Vai ser um outubro agitado.
Egito

Egito confirma a morte de oito mexicanos por engano

O ministério egípcio do Interior confirmou a morte de oito mexicanos, depois do ataque das forças de segurança egípcias contra um grupo de turistas no deserto ocidental que provocou 12 mortos.
Terrorismo

Turistas mexicanos mortos "por engano" no Egito

As forças de segurança egípcias mataram "por engano", pelo menos, 12 turistas de nacionalidade mexicana e egípcia e feriram outras dez pessoas. Confundiram os seus veículos com os de terroristas.
Casa Branca 2016

Hillary Clinton dá ao FBI acesso aos seus emails

O advogado da candidata à Casa Branca, Hillary Clinton, forneceu à polícia federal norte-americana acesso ao servidor privado com os seus e-mails, que são objeto de uma polémica sobre segurança.
Timor-Leste

PM de Timor: "Estado atuou como tinha que atuar"

O primeiro-ministro timorense lamentou a morte do ex-líder da resistência Mauk Moruk, em confrontos com as forças de defesa timorenses, considerando que as autoridades agiram como tinham que agir.
Tribunal Constitucional

Secretas. Cavaco envia para o TC novo regime

Novo regime permitiria aos agentes dos serviços de informações do Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) o acesso a metadados.
Crime

Egito prolonga estado de emergência no Sinai

O Egito prolongou hoje por três meses o estado de emergência em partes da península do Sinai, após um atentado bombista reivindicado pelos 'jihadistas' do Estado Islâmico ter ferido 18 polícias na região destruída pelos rebeldes.
Estado Islâmico

Primeiro ataque turco contra jihadistas na Síria

Depois de um confronto entre o exército turco e os 'jihadistas' na fronteira da Turquia, a força aérea turca bombardeou esta madrugada várias posições do grupo estado islâmico em território sírio.
Defesa

Secretário da Defesa dos EUA chega a Israel

Ashton Carter, o secretário de Defesa dos EUA chegou esta segunda-feira a Israel para reafirmar os laços estratégicos com o país e apaziguar a oposição israelita ao acordo nuclear.
Estados Unidos da América

EUA. Tiroteio em centro militar faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida em consequência de disparos feitos por um homem num centro de recrutamento militar da marinha no Tennessee.
Terrorismo

Atentado suicida no Afeganistão já fez 18 mortos

"Recenseámos 18 mortos e seis feridos", precisou um médico do hospital municipal. Ghairat por seu turno avançou à AFP com um balanço de 25 mortos e 16 feridos.
Terrorismo

Tunísia constrói muro na fronteira com a Líbia

A Tunísia começou a construir um muro na fronteira com a Líbia para tentar controlar o contrabando e a infiltração de 'jihadistas' em ambos os sentidos.
Angola

PGR: ativistas em Luanda "preparavam atentado"

A Procuradoria Geral da República angolana emitiu um comunicado onde acusa que os jovens detidos no dia 20 queriam fazer um atentado contra o Presidente, José Eduardo dos Santos.
Segurança Nacional

PCP quer vedar às secretas o acesso a informações

O deputado comunista António Filipe alerta para o carácter inconstitucional do diploma do Governo.
Espionagem

Snowden: governos pouco reagiram, 2 anos depois 

Dois anos depois de Edward Snowden expor a vigilância em massa,os governos não só os mantêm vigentes como procuram expandi-los, denunciam a Amnistia Internacional e a Privacy Internacional.
Tráfico de Droga

Canábis apreendida em São Vicente

Polícia Judiciária cabo-verdiana indicou ter apreendido, no Mindelo, ilha de São Vicente, mais de 19 quilogramas de canábis, e detido dois indivíduos que a transportavam.
Terrorismo

Secretas vão ter acesso legal a dados telefónicos

O Governo aprovou um diploma, no âmbito do combate ao terrorismo, que permite às secretas o acesso ao registo do tráfego de comunicações, dados bancários e fiscais.
Mundo

USA. Tribunal torna ilegal recolha de dados da NSA

A recolha de dados telefónicos de milhões de cidadãos norte-americanos pela Agência de Segurança Nacional (NSA) foi declarada ilegal por um tribunal federal dos Estados Unidos da América.
Estado Islâmico

'Jihadi John' disse pensar em suicídio em 2010

O homem que se estima ser o carrasco do Estado Islâmico disse em 2010 a um jornalista que a vigilância a que foi sujeito pelos serviços secretos britânicos o fizeram pensar em suicídio.
México

Líder de cartel Cavaleiros Templários capturado

As autoridades mexicanas capturaram, na madrugada de sexta-feira, Servando Gómez Martínez, conhecido como "la Tuta", líder do cartel Cavaleiros Templários.
Estados Unidos da América

Financiamento da NSA ainda em risco 

A Câmara dos Representantes norte-americana evitou esta noite que a Agência de Segurança Nacional entrasse em encerramento parcial, mas apenas estendeu o financiamento até 06 de março.
Defesa

Putin defende rearmamento da Rússia

Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu o rearmamento como meio para conservar a paridade nuclear com os Estados Unidos e responder às pressões externas.
Terrorismo

Níger pede mobilização contra Boko Haram

O Presidente nigerino apelou aos seus concidadãos para uma "mobilização geral" contra o grupo nigeriano Boko Haram, que atacou o sudeste do Níger várias vezes nos últimos cinco dias.
Terrorismo

Canadá prende por ameaças "graves" de terrorismo 

O ministro da Segurança Pública do Canadá disse na terça-feira que as detenções e acusações de três indivíduos por ações relacionadas com o terrorismo foram justificadas pelas ameaças "graves".
Segurança Nacional

Austrália admite novo ataque terrorista

Tony Abbott afirmou que foi registado um elevado nível de “conversas de teor terrorista”, admitindo que se pode “considerar provável” um novo ataque.
Mundo

Snowden ganha medalha de direitos humanos

Antigo analista da CIA, Edward Snowden, foi distinguido com a Medalha Carl von Ossietsky, que a Liga Internacional dos Direitos Humanos entrega desde 1962.
Guiné-Bissau

General da Guiné troca armas pela agricultura

O general António Indjai, líder dos militares no golpe de estado de 2012 na Guiné-Bissau,disse que não pensa voltar a pegar em armas para intervir no rumo do país, dedicando-se apenas à agricultura.
Estados Unidos da América

Lusodescendente nos serviços de informação dos EUA

O congressista republicano de origem açoriana Devin Nunes será o próximo presidente do Comité de Informação da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Forças Policiais

Hoje há mais 432 novos militares na GNR

O dispositivo da GNR vai ser reforçado com 432 novos militares, que terminaram, em Portalegre, o curso de formação de guardas.
Governo

Vigilância da costa partilhada entre MAI e Defesa

O Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo (da costa portuguesa, até agora exclusivo da GNR, vai ser partilhado com a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional.
Orçamento do Estado

Miguel Macedo diz que OE "garante segurança"

O ministro da Administração Interna disse que o Orçamento vai ser de "rigor", embora seja necessário manter a segurança do país e a capacidade operacional das polícias.
Conflitos

Observadores chamados a Moçambique

O Governo moçambicano já enviou convites aos observadores internacionais que vão monitorar o processo de cessação de hostilidades no país entre o braço armado da Renamo e o exército moçambicano.
Terrorismo

Cameron anuncia medidas de combate ao jihadismo

Primeiro-ministro britânico anunciou medidas para conter a ameaça 'jihadista' no Reino Unido, entre as quais a possibilidade de a polícia confiscar passaportes e restringir movimentos.
Estados Unidos da América

Obama quer financiar oposição síria

A Administração Obama pediu luz verde ao Congresso para dar formação militar e fornecer equipamento à oposição síria. Se tal acontecer, será a primeira participação militar direta dos EUA no conflito.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)