829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Segurança Nacional

Segurança

PSP: agentes devem ter mesmo tratamento que PJ

Diretor nacional da PSP considera que polícias devem ter mesmo tratamento remuneratório que elementos da PJ e que as polícias devem ser "reconhecidas da mesma forma".
Segurança Nacional

SSI: grau de ameaça de terrorismo não vai aumentar

Sistema de Segurança Interna diz que não existem "indícios ou razões que justifiquem a elevação do grau de ameaça em território nacional". PSP reforça segurança em estruturas israelitas.
Noticiário

2h. Polónia. G7 vai reunir-se de emergência

Esta não é a única reunião marcada para esta quarta. NATO também vai reunir-se, depois da Polónia ativar o artigo 4º da Aliança Atlântica. Está ainda marcado Conselho de Segurança Nacional da Polónia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Haverá mais segurança com as esquadras móveis?

Começaram ontem a funcionar e é uma solução paliativa para problemas mais estruturais . Todos vamos saber onde estão e a que horas estão. Esperemos que os criminosos não se adaptem
Resposta Pronta

RASI: "É preciso reforço de meios"

O Presidente da Associação Sindical de Profissionais da Polícia, Paulo Santos, defende a necessidade de um reforço de meios para responder ao período de desconfinamento.
Noticiário

14h. Criminalidade aumentou no ano passado

Apesar destes dados, o secretário-geral da Administração Interna garante que Portugal continua a ser um pais seguro. E Boris Johnson admite "responsabilidade total" pelo caso 'partygate'.
Segurança Informática

Tudo para a esquadra

Neste jardim à beira-mar onde florescem juristas tudo se reconduz ao crime. Tenaz e provincial, prevalece uma visão acentuadamente penalista das grandes ameaças.
Migrações

Marrocos diz "não exercer pressão" sobre Portugal

A Amnistia Internacional Portugal apelou ao SEF "para que não partilhe informação dos 37 migrantes resgatados pela Marinha portuguesa com a Embaixada de Marrocos em Portugal".
Telecomunicações

EUA expulsam operadora chinesa de telecomunicações

O regulador apontou riscos de que Pequim possa usar a empresa para espiar ou interromper as telecomunicações nos EUA. A China Telecom (Americas) Corp. tem 60 dias para sair.
Segurança Nacional

PSP alerta para aumento da violência dos crimes

O número de crimes parece não estar a subir, mas a PSP avisa que há um uso "muito recorrente" a armas brancas e de alguma força com "capacidade para ferir gravemente".
Explicador

Iraquianos detidos. "Há riscos, pode repetir-se"

Presidente do OSCOT, António Nunes, e especialista Daniel Pinéu consideram que operação "foi bem sucedida". João Paulo Ventura, da PJ, nega atrasos e lembra que investigação "durou quatro anos".
Base das Lajes

PSD: Governo deve rever acordo da Base das Lajes

Paulo Moniz, eleito pelo círculo dos Açores, defendeu que a revisão do acordo da Base das Lajes é "fundamental tanto para a região como para Portugal no âmbito da disputa atlântica em curso".
Forças de Segurança

A segurança interna perdeu o campeonato

A segurança interna mantém-se numa espécie de bolha. Um espaço hermético, escondido pelo segredo de Estado, por discricionariedade e irresponsabilidade decisória, imune a sindicâncias independentes.
Ciberespionagem

China e Rússia entre os países que espiam Portugal

PJ está a investigar alguns ataques informáticos a instituições portuguesas seja para obter informações ou para sabotá-las. China e Rússia, segundo o Público, estão entre os suspeitos.
Defesa

Estrutura Superior das Forças Armadas

Parece que a ideia de mudar só pode ter dois fundamentos. O primeiro é o de que se pretende mudar, não para melhor, mas apenas para mudar. O segundo é o de que se pretende mudar porque sim.
Hong Kong

Hong Kong. Manuais escolares censurados

As escolas secundárias de Hong Kong vão começar o próximo ano letivo com manuais escolares revistos em que foram alterados ou eliminados temas democráticos.
NATO

Fragata Corte-Real parte para missão da NATO

A Fragata Corte-Real partiu esta segunda-feira de Almada com 180 militares a bordo, para integrar uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
Pequim

Pequim aprova lei de segurança nacional

O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China ratificou esta terça-feira a controversa lei de segurança de Hong Kong e penas de prisão perpétua estão ainda em cima da mesa.
Donald Trump

O'Brein é o novo conselheiro de Segurança Nacional

O’Brien era até agora negociador de reféns para o governo. Tem elogiado Trump pelo "sucesso sem comparação" a levar reféns de volta aos EUA e sucede assim a John Bolton, despedido no dia 10.
SIRESP

SIRESP contesta relatório do grupo de trabalho

Pedro Bonifácio Vítor escreveu a Eduardo Cabrita a criticar as sugestões feitas e o facto de terem sido tornadas públicas informações sensíveis sobre a rede de comunicação de segurança.
Segurança Nacional

5G Portugal. Acordo com Huawei pode afetar EUA

Ajit Pai, responsável da reguladora de telecomunicações dos EUA, está em reuniões com o governo português para alertar para a "segurança" para o 5G, tecnologia que a Huawei tem negociado com o país.
França

França anuncia lei de programação de segurança 

O ministro do Interior de França anunciou esta segunda-feira que vai propor uma lei de programação "que defina a visão a longo prazo" da segurança interna. A lei não se limitará à polícia.
Segurança Nacional

Trump bloqueia compra da Qualcomm. Eis porquê

Seria o negócio do ano. Na verdade, seria o negócio de vários anos, já que a Broadcom, sediada em Singapura, há muito persegue a fabricante de chips. Razões de "segurança nacional" justificam a opção.
Egito

Egito. Estado de emergência por mais três meses

O estado de emergência amplia consideravelmente os poderes da polícia em matéria de detenção e vigilância e pode restringir a liberdade de movimentos.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Greve

Sitava. Greve nos aeroportos com adesão de 60%

A adesão à greve dos funcionários de empresas de segurança privada nos aeroportos "foi de 60% a nível nacional", informou Armando Costa, do Sitava.
Ministério da Defesa

Costa portuguesa pode ser um foco de problemas

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, afirmou hoje que a costa portuguesa pode ser um foco de problemas de segurança e que o país precisa de investimento forte na área do salvamento marítimo.
Diplomacia

China critica escudo antimíssil EUA-Coreia do Sul

O governo chinês declarou que a instalação de um sistema antimíssil norte-americano na península coreana, em resposta aos programas balístico e nuclear da Coreia do Norte, ameaça os interesses estratégicos de Pequim.
Hungria

Hungria. Protesto contra medidas antiterrorismo

Várias centenas de pessoas manifestaram-se em Budapeste contra o projeto-lei do Governo de medidas antiterroristas, que prevê restrições sobre a Internet e a possibilidade de abrir fogo.
Charlie Hebdo

Charlie. Primeiro aniversário assinalado em Paris

Esta quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas registados entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2015, com a realização de várias cerimónias de homenagem às vítimas.
Charlie Hebdo

Charlie. Paris assinala aniversário dos atentados

Paris multiplica cerimónias de homenagem às vítimas dos atentados de 7 a 9 de janeiro do ano passado.
Terrorismo

"Não há razão para alarme", diz ministra

A ministra da Administração Interna afirmou que o nível de ameaça terrorista em Portugal se mantém inalterado, assegurando que não há razão para alarme.
Israel

Israel testa sistema de interceção de mísseis

Israel e os EUA testaram hoje com êxito um sistema de interceção de mísseis balísticos, quando o Estado judeu procura melhorar a capacidade de defesa para responder às ameaças regionais.
Desporto

Falhas na segurança dos Jogos Olímpicos do Rio

O Tribunal de Contas da União do Brasil, órgão de assessoria do poder Legislativo, encontrou falhas na integração entre os agentes de segurança do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Secretas

Super espião admite ter mandado escutar telemóvel

O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, afirmou que o 'modus operandi´ das secretas é "90% ilegal" e confessou ter escutado Nuno Simas.
Israel

Israel novas medidas de segurança

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que o Estado hebraico está a "travar uma luta até a morte contra o terror palestino", e ordenou novas medidas, após a morte de dois israelenses em Jerusalém.
Espanha

Português detido por integrar rede jihadista

Um português foi hoje detido numa operação policial espanhola e marroquina destinada a desmantelar uma rede internacional de captação de jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico.
Séries

Dia 8 de outubro há "Segurança Nacional". E não só

Carrie Mathison está de volta, assim como "The Walking Dead" e "Empire". Mas também há uma estreia para acompanhar nos canais Fox. Vai ser um outubro agitado.
Egito

Egito confirma a morte de oito mexicanos por engano

O ministério egípcio do Interior confirmou a morte de oito mexicanos, depois do ataque das forças de segurança egípcias contra um grupo de turistas no deserto ocidental que provocou 12 mortos.
Terrorismo

Turistas mexicanos mortos "por engano" no Egito

As forças de segurança egípcias mataram "por engano", pelo menos, 12 turistas de nacionalidade mexicana e egípcia e feriram outras dez pessoas. Confundiram os seus veículos com os de terroristas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas