Este é o primeiro discurso de Obama no Congresso, com este dominado pelo Partido Republicano. O Presidente dos Estados Unidos faz hoje o discurso do State of the Union (Estado da União) e prevê-se um balanço da situação do país e a apresentação de algumas medidas, para aquele que é o sétimo ano na liderança dos Estados Unidos.

Nos principais tópicos do discurso, segundo a imprensa norte-americana estará um conjunto de questões como as mexidas na reforma migratória, os cuidados de saúde, a política ambiental e segurança nacional e a cibersegurança. Mas mais que isso, Obama deverá apresentar o seu plano de impostos para arrecadar mais de 300 mil milhões de dólares, com uma nova taxa para os mais ricos tendo os olhos postos nas grandes instituições financeiras de Wall Street, segundo o Financial Times.

Pelas histórias dos jornais, espera-se ainda que fale da descida da taxa de desemprego e também das projeções de crescimento anunciadas pela Reserva Federal norte-americana. E que cante vitória pelas melhorias na economia.

No plano internacional, Obama deverá abordar ainda o processo de normalização das relações diplomáticas com Cuba e os esforços para travar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sexto discurso promete também ser o mais interativo, pelo menos a avaliar pelo que promete a Casa Branca que vai disponibilizar não só o direto do discurso como informação suplementar, que pode ser consultada não só nas redes sociais como também no site da Casa Branca para o “Estado da União”.

 

A tradição já não é o que era

O hábito de fazer um discurso sobre o Estado da nação tem vindo a ser alterado ao longo dos anos.

1. O primeiro discurso à nação foi feito por George Washington, antes de uma sessão do congresso, a 8 de janeiro de 1790. Mas a tradição foi descontinuada e só voltou a haver um discurso anual ao vivo de um presidente com Woodrow Wilson em 1913.

circa 1790:  George Washington (1732-1799), the 1st President of the United States of America.  (Photo by Three Lions/Getty Images)

George Washington (1732-1799), o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América. Foi também o primeiro a fazer um discurso anual no congresso.

2. Até chegar a Franklin D. Roosevelt, o discurso do Presidente não se chamava “State of the Union” (Estado da União),mas era reconhecido isso sim como “Mensagem Anual do Presidente ao Congresso”. Foi Franklin D. Roosevelt que de 1942 a 1946 lhe passou a dar informalmente o nome pelo qual é conhecido hoje.

8th November 1940:  American President Franklin Delano Roosevelt (1882 - 1945) speaking to a crowd of 25,000 at Madison Square Gardens, New York, before his sweeping re-election for a third term.  (Photo by Fox Photos/Getty Images)

Franklin Delano Roosevelt (1882 – 1945) foi reeleito em 1940 para o terceiro mandato enquanto Presidente dos Estados Unidos.

3. Para a história fica o discurso mais longo de sempre. E quem o fez? Bill Clinton, em 2000. Durou exatamente 1h 28 minutos e 49 segundos, contando com aplausos e interrupções. Se tiver tempo, aqui fica o vídeo de todo o discurso.

Contudo, não foi o discurso mais longo de sempre se a medida for o número de palavras. É que Clinton tinha 10 mil palavras, já o de Harry Truman, em 1946 tinha mais de 25 mil. Do lado oposto esteve exatamente o primeiro discurso de George Washington, que terá durado menos de dez minutos por só ter 833 palavras.

4. Em 1986, o discurso do Estado da União foi adiado por uma semana. Ronald Reagan assim decidiu depois de na manhã em que estava previsto dirigir-se à nação, o vaivém Challenger ter tido um acidente que provocou a morte de toda a tripulação.

circa 1985:  American president Ronald Reagan makes an announcement from his desk at the White House, Washington DC.  (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

Em 1986, Ronald Reagan decidiu adiar o State of the Union

5. Já antes, os discursos tinham chegado à televisão. O de Harry Truman, em 1947 foi o primeiro a chegar ao pequeno ecrã. E como o poder da televisão chegou rapidamente à política, em 1965, o presidente Lyndon Johnson, mudou a hora em que se dirigia à nação no congresso para o horário prime-time. Eram nove da noite quando se começou a ouvir.

US President Harry S. Truman (1884 - 1972) speaking to Congress from the rostrum in the House of Representatives, behind him is the Democratic Speaker of the House Sam Rayburn (1882 - 1961), October 23, 1945.  (Photo by Keystone/Getty Images)

Harry S. Truman (1884 – 1972) no discurso ao congresso em 1942