Franz Humer é ex-presidente e ex-presidente não executivo da multinacional farmacêutica Roche e acaba de incorporar o conselho de administração da portuguesa Bial, como membro não executivo. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela empresa, que com esta contratação pretende reforçar a estratégia de internacionalização para a próxima década.

Antes de ter entrado para a administração da Roche, em 1995, Franz Humer desempenhou funções de gestão na farmacêutica norte-americana Shering Plough e na britânica GlaxoSmithKline. Entre 1998 e 2008, assumiu a presidência executiva da farmacêutica suíça, que acumulou com a função de chairman a partir de 2001. Saiu da Roche em março de 2014.

“É uma honra poder contar com a experiência do Dr. Franz Humer, que dedicou a sua carreira profissional à indústria farmacêutica em grandes empresas multinacionais de inovação”, disse Luís Portela, presidente não executivo da Bial, no comunicado que foi enviado às redações.

Franz Humer, que também passou pelo conselho de administração do Citigroup, revelou que fazer parte da farmacêutica portuguesa, que está presente em 50 países, é “um desafio”.

“A Bial é uma empresa que acompanho há muitos anos e que tem tido um percurso notável, alicerçado numa estratégia de longo prazo centrada na Investigação e Desenvolvimento, algo pioneiro em Portugal. Espero poder dar o meu contributo para o seu fortalecimento, sobretudo nos mercados internacionais”, referiu.

A Bial foi fundada em 1924 e visa desenvolver, encontrar e fornecer novas soluções terapêuticas na área da Saúde. As vendas nos mercados internacionais representam cerca de 60% do total do volume de negócios da empresa, que nas últimas décadas se tem dedicado, sobretudo, à Qualidade, Inovação e internacionalização, investindo mais de 20% das vendas em Investigação & Desenvolvimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR