Em três anos, Haji Mohamed, um líbio, nascido na Somália, que trabalhava em Washington, passou de condutor de táxi desconhecido a um dos terroristas mais procurados do FBI, conta a CNN.

Na quinta-feira, o nome do jovem de 29 anos e uma recompensa de 50.000 dólares foi adicionado à lista dos mais procurados do FBI.

De acordo com a CNN, o FBI acusa o taxista de fornecer equipamentos e ajuda ao grupo terrorista Al Shabaab, uma filial da Al-Qaeda na Somália. Este grupo é responsável por vários ataques terroristas em África, incluindo o ataque a um centro comercial no Quénia, em 2013. Este ataque ao centro comercial Westgate durou quatro dias e morreram dezenas de pessoas.

No verão de 2012, Mohamed saiu dos EUA para se juntar ao grupo terrorista, afirma o FBI. “Não só ele escolheu ir para a Somália e juntar-se ao Al Shabaab, mas também assumiu um papel central em tentar recrutar pessoas para lutar com eles”, afirmou Carl Ghatas, responsável do FBI pela divisão de contra-terrorismo de Washington, em declarações à CNN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR