Depois de o Palácio da Pena ter sido eleito como o castelo mais bonito da Europa, a European Best Destinations voltou a premiar Portugal. Numa votação que decorreu entre 22 de janeiro e 10 de fevereiro, Lisboa foi escolhida como o segundo melhor destino turístico europeu, logo a seguir a Bordéus.

Esta já não é a primeira vez que a capital portuguesa surge destacada no top organizado pela European Best Destinations. Em 2010, data em que foi realizada a primeira votação, Lisboa entrou logo a ganhar. Em 2012 e 2014, o primeiro lugar também foi português, com o Porto a alcançar a posição de maior destaque.

Na votação de 2015, a cidade francesa de Bordéus ganhou com cinco mil votos de diferença da capital portuguesa. No top cinco das preferências, seguem-se as cidades de Atenas (Grécia), La Valeta (Malta) e Riga (Letónia). De acordo com a European Consumers Choice (ECC), a votação deste ano bateu um recorde em termos de participação, refere o Público, com mais 6% do que em 2014. No total, foram angariados 244.966 votos, originários de 113 países.

Fique a conhecer os dez melhores destinos europeus de 2015:

1. Bordéus (França)
2. Lisboa (Portugal)
3. Atenas (Grécia)
4. La Valeta (Malta)
5. Riga (Letónia)
6. Zagreb (Croácia)
7. Liubliana (Eslovénia)
8. Innsbruck (Áustria)
9. Milão (Itália)
10. Bruxelas (Bélgica)