Vários milhares de pessoas manifestaram-se hoje na Alemanha contra o Acordo Transatlântico de Comércio Livre, em discussão entre os Estados Unidos (EUA) e a União Europeia, numa jornada mundial de ação contra o tratado.

O apelo à manifestação contra o Acordo Transatlântico de Comércio Livre (TTIP na sigla em inglês) foi feito por um grupo internacional de associações, organizações sem fins lucrativos, sindicatos, partidos políticos em 45 países. Na Alemanha, acabou por juntar dezenas de milhares de pessoas num conjunto de 230 ações espalhadas por 170 cidades e vilas alemãs, segundo um porta-voz da organização citado pela agência noticiosa AFP.

Em Munique (sul) marcharam 23.000 pessoas, em Leipzig (este) 2.000, em Estugarda (sudoeste) 1.000 e em Frankfurt foram cerca de 700 pessoas que se manifestaram contra o TTIP. Apenas em Berlim, decorreram 15 ações contra o acordo transatlântico, como uma corrente humana que uniu milhares de pessoas entre as embaixadas do Canadá e dos EUA.

Os manifestantes temem que o Acordo Transatlântico de Comércio Livre, que tem como objetivo eliminar barreiras alfandegárias e regulamentares entre os EUA e a Europa, leve à desregulamentação dos mercados e a uma fragmentação do comércio mundial.

A próxima ronda de negociações entre os dois países começa na segunda-feira em Nova Iorque e as negociações têm conclusão prevista até ao final deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR