MATEMÁTICA A 12º ANO

O 12º ano sentou-se nas mesas da escola para preencher a Prova Final de Matemática A. Ficam aqui os critérios completos, bem como o enunciado.

Grupo I

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (C) (B) 5
2 (C) (B) 5
3 (B) (A) 5
4 (A) (D) 5
5 (B) (C) 5
6 (C) (B) 5
7 (D) (C) 5
8 (B) (C) 5

Grupo II

Resposta correta Pontuação
1 15 no total
Identificar  Screen Shot 2015-06-23 at 18.56.07 2
Escrever a expressão  Screen Shot 2015-06-23 at 18.56.39  na forma algébrica  Screen Shot 2015-06-23 at 18.57.08 1
Apresentar um argumento de  Screen Shot 2015-06-23 at 18.57.08 2
Escrever um argumento de z em função de  Screen Shot 2015-06-23 at 18.58.07 2
Escrever uma condição em  Screen Shot 2015-06-23 at 18.58.07  para que z seja imaginário puro 3
Resolver a condição em ordem a  Screen Shot 2015-06-23 at 18.58.07 3
Obter os valores de  Screen Shot 2015-06-23 at 18.58.07  pertencentes ao intervalo  Screen Shot 2015-06-23 at 18.59.39 2
2.1 15 no total
Primeiro processo (tabela de entrada dupla)
Construir uma tabela de dupla entrada cujas entradas sejam o género (homem mulher) e o local de residência (Coimbra, fora de Coimbra) 1
Preencher a célula da tabela relativa à informação «60% dos funcionários residem fora de Coimbra» 2
Preencher as células da tabela relativas à informação «o número de homens é igual ao número de mulheres» 2
Utilizar a informação «30% dos homens residem fora de Coimbra» para determinar a probabilidade de o funcionário ser homem e residir fora de Coimbra, e colocar o valor obtido na célula respetiva 4
Preencher as restantes células que permitem resolver o problema 3
Identificar o pedido com P(M|C), sendo M o acontecimento «o funcionário escolhido é mulher» e C o acontecimento «o funcionário escolhido reside em Coimbra» 1
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.01.49 1
Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 19.02.18 1
Segundo processo (diagrama de árvore
Construir um diagrama em árvore de cuja raiz saem dois ramos relativos ao género (homem, mulher) e de cada um destes saem dois novos ramos relativos ao local de residência (Coimbra, fora de Coimbra) 2
Colocar as probabilidades relativas à informação «o número de homens é igual ao número de mulheres» nos respetivos ramos 2
Colocar a probabilidade relativa à informação «30% dos homens residem fora de Coimbra» no respetivo ramo 2
Colocar a probabilidade de o funcionário ser homem e residir fora de Coimbra 2
Colocar a probabilidade de o funcionário ser mulher/homem e residir fora/dentro de
Coimbra
4
Identificar o pedido com P(M|C), sendo M o acontecimento «o funcionário escolhido é mulher» e C o acontecimento «o funcionário escolhido reside em Coimbra» 1
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.01.49 1
Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 19.02.18 1
Terceiro processo (probabilidades)
Seja M o acontecimento «o funcionário escolhido é mulher» e seja C o acontecimento
«o funcionário escolhido reside em Coimbra».
Identificar o pedido com P(M|C) 1
Reconhecer que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.05.49 1
Obter P(C) 1
Reconhecer que P(M) = 0,5 1
Reconhecer que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.06.43 1
Reconhecer que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.07.11 2
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.07.37 2
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.08.04 2
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.08.33 1
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.09.02 1
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.01.49 1
Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 19.02.18 1
2.2 15
Na resposta, são contemplados os três tópicos, com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada. 15
Na resposta, são contemplados os três tópicos, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, são contemplados apenas os tópicos A e C OU apenas os tópicos B e C, com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada.
12
Na resposta, são contemplados apenas os tópicos A e C OU apenas os tópicos B e C, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica. OU
Na resposta, são contemplados apenas os tópicos A e B OU apenas o tópico C, com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada.
9
Na resposta, são contemplados apenas os tópicos A e B OU apenas o tópico C, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica.
OU
Na resposta, é contemplado apenas o tópico A OU apenas o tópico B, com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada.
6
Na resposta, é contemplado apenas o tópico A OU apenas o tópico B, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica. 3
R.

Enunciado da regra de Laplace: quando os casos possíveis são equiprováveis, a probabilidade de um acontecimento é igual ao quociente entre o número de casos favoráveis a esse acontecimento e o número de casos possíveis.

Explicação do número de casos possíveis:  Screen Shot 2015-06-23 at 19.11.23  é o número de maneiras de escolher três funcionários, de entre os 80 funcionários da empresa.

Explicação do número de casos favoráveis: «haver, no máximo, dois funcionários a residir em Coimbra» é o contrário de «haver três funcionários a residir em Coimbra». Assim, o número de casos favoráveis é igual à diferença entre o número de maneiras de escolher 3 dos 80 funcionários da empresa ( Screen Shot 2015-06-23 at 19.11.23  ) e o número de maneiras de escolher 3 dos 32 (40% de 80) funcionários da empresa que residem em Coimbra.

3.1 10 no total
Determinar d(0) 4
Determinar o raio da esfera 3
Obter o volume da esfera com o arredondamento pedido (4,19 centímetros quadrados) 3
3.2 15 no total
Determinar d'(t) 3
          Aplicar a regra de derivação do produto de duas funções 1
          Escrever   Screen Shot 2015-06-23 at 19.14.06 2
Escrever a equação d'(t) = 0 1
Resolver a equação 5
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.15.15 2
          Escrever   Screen Shot 2015-06-23 at 19.16.02 2
          Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.16.45 1
Justificar que a distância do centro da esfera ao ponto P é mínima para t=25 5
          Apresentar um quadro de sinal de dl e de monotonia de d 4
          Indicar o valor de t para o qual a função é mínima 1
          OU
          Referir que, como a função d tem derivada finita em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.18.51  e como 25 é o único zero da função d’, o mínimo da função d só pode ser atingido para t = 0 ou para t = 25 2
          Referir que d(25) menor que d(0) 3
Apresentar a resposta (25 segundos) 1
4.1 15 no total
Justificar que apenas a reta de equação  Screen Shot 2015-06-23 at 19.21.10  pode ser assíntota vertical do
gráfico de f
2
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.21.50 10
          Primeiro processo
          Escrever   Screen Shot 2015-06-23 at 19.22.51 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.23.38 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.24.17 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.24.48 2
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.25.23 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.25.59 2
          Reconhecer o limite notável  Screen Shot 2015-06-23 at 19.27.03 1
          Obter o valor de  Screen Shot 2015-06-23 at 19.27.37 1
          Segundo processo
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.28.33 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.29.20 3
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.32.27 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.33.01 2
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.33.36 1
          Reconhecer o limite notável  Screen Shot 2015-06-23 at 19.34.14 1
          Obter o valor de  Screen Shot 2015-06-23 at 19.34.51 1
          Terceiro processo
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.35.45 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.36.24 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.37.00 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.37.34 1
          Referir que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.38.11  definida por  Screen Shot 2015-06-23 at 19.38.47 3
          Referir que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.39.22 2
          Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 19.40.00 1

Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.40.58  OU

Referir que a função f é contínua à direita em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.41.38

2
Concluir que o gráfico da função f não tem assíntota vertical 1
4.2 15 no total
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.42.49 3
          Aplicar a regra de derivação do produto 1
          Obter f ‘(x) 2
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.43.54 3
Determinar o zero de f ” em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.44.46 2
          Escrever f ” (x) = 0 1
          Obter o zero em f ” em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.44.46 1
Estudar a função f quanto ao sentido das concavidades do seu gráfico e quanto à existência de pontos de inflexão, no intervalo  Screen Shot 2015-06-23 at 19.44.46 7
          Apresentar um quadro de sinal de f ” e de sentido da concavidade do gráfico de f (ou equivalente) 3
          Referir que o gráfico de f tem concavidade voltada para baixo em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.47.24 1
          Referir que o gráfico de f tem concavidade voltada para cima em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.48.00 1
          Indicar as coordenadas do ponto de inflexão do gráfico da função f em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.48.38 2
4.3 15 no total
Justificar que a equação f (x) = 3 tem, pelo menos, uma solução em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.49.41 6
          Referir que a função f é contínua em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.50.09 1
          Calcular f(1) 1
          Calcular f(e) 1
          Referir que f(3) menor que 3, que é menor que f(e) 2
          Concluir que a equação f (x) = 3 tem, pelo menos, uma solução 6 pontos
em  Screen Shot 2015-06-23 at 19.49.41
1
Reproduzir o(s) gráfico(s) da(s) função(ões) visualizado(s) na calculadora, que
permite(m) resolver o problema
4
Apresentar a solução pedida (2, 41) 5
5.1 5
Escrever a equação x − 2 y + z + d = 0 2
Determinar o valor de d 2
Escrever uma equação do plano pedido (x − 2y + z − 2 = 0 ou equivalente) 1
5.2 10 no total
Primeiro processo
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 19.53.55 2
Obter o raio da superfície esférica 1
Determinar as coordenadas do ponto médio do segmento de reta  Screen Shot 2015-06-23 at 19.54.27 2
Escrever a condição  Screen Shot 2015-06-23 at 19.55.02 5
Segundo processo
Seja P(x,y,z) um ponto genérico da superfície esférica.
Determinar as coordenadas do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.56.13 2
Determinar as coordenadas do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.56.42 2
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 19.57.08 3
Escrever a condição  Screen Shot 2015-06-23 at 19.57.57 3
5.3 15 no total
Seja y a ordenada do ponto P
Escrever P(4, y, 0) 2
Determinar as coordenadas do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.59.09 1
Determinar as coordenadas do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.56.13 1
Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 20.00.00 2
Determinar a norma do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.59.09 1
Determinar a norma do vetor  Screen Shot 2015-06-23 at 19.56.13  em função de y 2
Escrever a equação  Screen Shot 2015-06-23 at 20.01.19 3
Obter o valor de y  Screen Shot 2015-06-23 at 20.01.56 3
6 15 no total
Determinar f ‘ (x) 2
Obter  f ‘ (a) 1
Determinar  Screen Shot 2015-06-23 at 20.03.17 4
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 20.03.50 1
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 20.04.17 1
          Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 20.04.49 2
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 20.05.16 2
Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 20.05.45 1
Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 20.06.13 3

MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 11º ANO

Para os alunos de Humanidades, esta terça-feira ficou marcada pelo exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. O IAVE deixou aqui a correção e o enunciado neste link.

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Resposta correta Pontuação
1 25 no total
Apresentar a distribuição dos 9 mandatos pelas listas, utilizando o método
descrito
12
          Determinar os quocientes que originam a atribuição de mandatos 8
          Indicar os mandatos: Lista A (1); Lista B (3); Lista C (4); Lista D (1) 4
Apresentar a distribuição dos 9 mandatos pelas listas, utilizando o método
proposto pelos representantes da lista A
11
          Número total de votos (1550) 1
          Apuramento dos mandatos:  Screen Shot 2015-06-23 at 21.12.12 6
Indicar os mandatos: Lista A (1); Lista B (3); Lista C (4); Lista D (1) 4
Concluir que a distribuição de mandatos é igual, independentemente do método aplicado 2
2.1 20 no total
Apresentar um grafo com as arestas escolhidas 17
          Selecionar as arestas 8
          Identificar os vértices 3
          Desenhar as arestas 3
          Indicar as ponderações das arestas 3
Apresentar um percurso de acordo com o pedido 3
Ex. Amesterdão – Paris – Viena – Munique – Berlim – Amesterdão
2.2 20 no total
Calcular o valor global atribuído, por cada funcionário, ao prémio .. (1 + 1 + 1) ..: Alice (1800 €); Bernardo (2250 €); Camila (1860 €) 3
Determinar a parte justa para cada funcionário: Alice (600 €); Bernardo (750 €); Camila (620 €) 3
Atribuir os bens aos funcionários: Alice (tablet 350 €); Bernardo (computador e viagem 1950 €) 3
Apurar o valor a pagar ou a receber por cada funcionário: Alice (a receber 250 €); Bernardo (a pagar 1200 €); Camila (a receber 620 €) 3
Apurar o excesso: 1200€ – 250€ – 620€ = 330€ 3
Dividir o excesso pelos funcionários: 330€ ÷ 3 = 110€ 2
Indicar a distribuição final do prémio por cada funcionário 3
3.1 20 no total
Primeiro processo
Determinar o número de encartados de 1990 do sexo masculino (240) 7
Determinar o número de encartados do sexo feminino que não foram encartados em 1990 (140) 7
Determinar o número de encartados do sexo feminino ou de 1990 (490) 3
Determinar o número de encartados solicitado (460) 3
Segundo processo
Determinar o número de encartados do sexo masculino (700) 10
Determinar o número de encartados do sexo masculino que foram encartados em 1990 (240)  7
Determinar o número de encartados solicitado (460) 3
Terceiro processo
Determinar o número de habitantes que não foram encartados em 1990 (600) 10
Determinar o número de encartados do sexo feminino que não foram encartados em 1990 (140) 7
Determinar o número de encartados solicitado (460) 3
3.2.1 1o no total
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.23.14 3
Obter M (5) (38%) 3
Calcular o número de encartados que são mulheres (1805) 4
3.2.2. 15 no total
Primeiro processo
Apresentar os elementos recolhidos na utilização da calculadora 8
          Apresentar o gráfico 4
          Apresentar as coordenadas relevantes 4
Indicar o valor de t (11) 4
Apresentar o resultado pedido (1991) 3
Segundo processo
Apresentar os elementos recolhidos na utilização da calculadora 8
          Apresentar a tabela utilizada
          Apresentar as linhas relevantes 4
Indicar o valor de t (11) 4
Apresentar o resultado pedido (1991) 3
Terceiro processo
Escrever M ( t ) = 50 3
Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.39.22 5
Indicar o valor de t (11) 4
Apresentar o resultado pedido (1991) 3
3.2.3 20 no total
F : «o encartado é do sexo feminino»;
G : «o condutor conduz um automóvel a gasóleo»
Calcular P(F) 5
          Reconhecer que t = 20 2
          Obter M(20) 2
          Concluir que P(F) = 0,57 1
Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 21.42.20 2
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.43.32 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.44.29 1
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.45.06 1
Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 21.46.28 8
          Calcular   Screen Shot 2015-06-23 at 21.47.59 3
               Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.48.45 1
               Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.49.50 2
Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 21.50.54 4
        Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 21.51.35 2
        Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.52.07 2
Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.52.35 1
Calcular  Screen Shot 2015-06-23 at 21.53.30 4
          Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.54.10 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 21.54.57 3
4 15 no total
Calcular o PVP do automóvel se for comprado em Portugal (33 518,73 euros) 5
Calcular o PVP do automóvel se for comprado no país onde o Ivo vive 8
          Determinar o valor do ISV acrescido de 28% (11 841,28 euros) 3
          Determinar o valor do preço base acrescido do IVA (21 240 euros) 3
          Calcular o PVP do automóvel (33 081,28 euros) 2
Conclusão: Sai mais barato ao Ivo comprar o automóvel no país onde vive 2
5.1 20 no total
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 21.58.53 6
Calcular a (15) 4
Escrever 130 + 50 + a + b = 200 6
Calcular b (5) 4
5.2 20 no total
Reconhecer os valores da variável (0, 1, 2) 6
Calcular as probabilidades para os diferentes valores da variável: P(X=0) 0,56; P(X=1) 0,38; P(X=2) 0,06 12
Apresentar a tabela solicitada 2
5.3 15 no total
Identificar os valores de n e de z para um intervalo com 95% de confiança 2
          n (200) 1
          z (1,960) 1
Indicar o valor da média amostral (30,2 h) 3
Indicar o valor do desvio padrão amostral (3,4 h) 4
Calcular os extremos do intervalo de confiança ( ] 29,7 ; 30,7 [ ) 6

MATEMÁTICA B 11º ANO

A prova final de Matemática B foi entregue aos alunos de 11º ano esta manhã. Aqui fica a correção e o enunciado.

Grupo I

Resposta correta Pontuação
1 30 no total
Identificar a função objetivo (L = 30 x + 50 y) 1
Identificar as restrições 11
          x menor ou igual a 4 3
          y menor ou igual a 6 3
          3x + 2y  menor ou igual a 18 3
          x maior ou igual a 0 1
          y maior ou igual a 0 1
Representar graficamente a região admissível 7
          Representar graficamente a reta de equação x = 4 1
          Representar graficamente a reta de equação y = 6 1
          Representar graficamente a reta de equação 3x + 2y =18 2
          Assinalar o polígono 3
Calcular o valor de x e o valor de y correspondentes à solução do problema 11
          Obter as coordenadas dos vértices do polígono que não pertencem
aos eixos coordenados ((4, 3) e (2, 6))
4
          Obter as coordenadas dos vértices do polígono que pertencem aos eixos coordenados, com exceção da origem
((4, 0) e (0, 6))
2
          Calcular o valor da função objetivo em cada um dos vértices do polígono da região admissível (ou aplicar o método da paralela à reta de nível zero) 4
          Identificar os valores pedidos (2 milhares de euros a investir no produto X-fin e 6 milhares de euros a investir no produto Y-fin) 1
2 15 no total
Primeiro processo
Reconhecer que, relativamente à primeira hipótese, as quantias colocadas mensalmente no mealheiro são termos consecutivos de uma progressão aritmética, em que o primeiro termo é 2 e a razão é 1 1
Escrever o termo geral dessa progressão (n + 1 ou equivalente) 1
Reconhecer que, passados n – 1 meses desde o dia inicial da poupança, a quantia existente no mealheiro corresponde à soma de n termos consecutivos dessa progressão 1
Escrever uma expressão da soma de n termos consecutivos dessa progressão  Screen Shot 2015-06-23 at 22.16.30 1
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 22.17.40 1
Resolver a condição anterior 3
Reconhecer que, relativamente à segunda hipótese, passados n – 1 meses desde o dia inicial da poupança, a quantia existente no mealheiro é termo de uma progressão aritmética, em que o primeiro termo é 15 e a razão é 15 2
Escrever o termo geral dessa progressão (15n ou equivalente) 1
Escrever 15 n maior ou igual a 500 1
Resolver a condição anterior 1
Concluir que a primeira hipótese é a que permite concretizar o objetivo mais rapidamente 2
Segundo processo
Calcular, relativamente à primeira hipótese, a quantia existente no mealheiro em cada mês até perfazer uma quantia igual ou superior a 500 euros 5
Obter o número mínimo necessário de meses para perfazer aquela quantia 3
Calcular, relativamente à segunda hipótese, a quantia existente no mealheiro em cada mês, até perfazer uma quantia igual ou superior a 500 euros 3
Obter o número mínimo necessário de meses para perfazer aquela quantia 2
Concluir que a primeira hipótese é a que permite concretizar o objetivo mais rapidamente 2
3 10 no total
Primeiro processo
Reconhecer que o capital correspondente a cada ano é termo de uma progressão geométrica 1
Obter a razão dessa progressão (1,015) 3
Escrever uma expressão, em função do capital inicial, C, que permita calcular o capital correspondente ao sexto ano  Screen Shot 2015-06-23 at 22.21.13 2
Igualar a expressão anterior a 1530,82 2
Obter o valor de C 1
Apresentar o valor pedido 1
Segundo processo
Reconhecer que, até ao quinto ano, o capital correspondente a cada ano se pode obter dividindo o capital correspondente ao ano seguinte por 1,015 3
Obter os capitais correspondentes ao quinto ano, ao quarto ano, ao terceiro ano, ao segundo ano e ao primeiro ano 5
Obter o capital inicial (1399,9994…) 1
Apresentar o valor pedido 1

Grupo II

Resposta correta Pontuação
1.1 15 no total
Primeiro processo
Reconhecer que o problema se pode traduzir pela condição 30 menor ou igual P(t) menor ou igual a 40 (ou equivalente) 1
Representar graficamente a função P 2
          Respeitar a forma do gráfico 1
          Respeitar o domínio 1
Representar graficamente a reta de equação y = 30 1
Assinalar o ponto de intersecção da reta de equação y = 30 com o gráfico de P 1
Obter a abcissa desse ponto de intersecção (8,41992…) 2
Representar graficamente a reta de equação y = 40 1
Assinalar o ponto de intersecção da reta de equação y = 40 com o gráfico de P 1
Obter a abcissa desse ponto de intersecção (11,03521…) 2
Calcular a diferença entre as abcissas dos dois pontos de intersecção (2,61529…) 1
Converter o valor obtido em anos e meses 2
Apresentar o valor pedido (2 anos e 7 meses) 1
Segundo processo
Reconhecer que o problema se pode traduzir pela condição 30 menor ou igual P(t) menor ou igual a 40 (ou equivalente) 1
Resolver a condição  Screen Shot 2015-06-23 at 22.28.22 5
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.29.37 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.30.24 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.30.57 2
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.31.51 1
Calcular a diferença entre 11,03521… e 8,41992… (2,61529…) 1
Converter o valor obtido em anos e meses 2
Apresentar o valor pedido (2 anos e 7 meses) 1
Terceiro processo
Reconhecer que o problema se pode traduzir pela condição 30 menor ou igual P(t) menor ou igual a 40 (ou equivalente) 1
Resolver a condição P(t)=30 4
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.33.58 1
          Obter   Screen Shot 2015-06-23 at 22.34.35 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.35.10 1
          Obter t = 8,41992 … 1
Resolver a condição P(t) = 40 4
           Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.36.28 1
          Obter  Screen Shot 2015-06-23 at 22.36.57 1
          Obter   Screen Shot 2015-06-23 at 22.37.27 1
          Obter t = 11,03521 … 1
Referir que a função P é estritamente crescente 2
Calcular a diferença entre 11,03521… e 8,41992… (2,61529…) 1
Converter o valor obtido em anos e meses 2
Apresentar o valor pedido (2 anos e 7 meses) 1
1.2 15 no total
Identificar o dia 1 de junho de 2012 com t = 14 2
Obter P(14) 4
Primeiro processo
Representar graficamente a função P 2
          Respeitar a forma do gráfico 1
          Respeitar o domínio 1
Assinalar o ponto do gráfico de abcissa 14 1
Obter a ordenada desse ponto (50,3360…) 1
Segundo processo
Substituir t por 14 na expressão de P ( t ) 2
Obter o valor de P(14) 2
Terceiro processo
Apresentar a linha da tabela da função P relevante para a resolução do problema 4
Identificar a altura estimada da Laura aos 14 anos (160 cm) 3
Converter 160 cm em metros 1
Apresentar uma expressão para o valor do IMC da Laura 3
Obter o valor pedido (19,7) 2
2 15 no total
Apresentar as listas introduzidas na calculadora 1
Apresentar o valor de a (-140,125) 3
Apresentar o valor de b (58,744) 3
Determinar o número de meses decorridos entre o dia 1 de junho de 1998 e o dia 1 de dezembro de 2014 (198) 3
Obter o valor pedido (170,5) 5

Grupo III

Resposta correta Pontuação
1 20 no total
Na resposta, são apresentados os três tópicos, de forma clara e organizada e com vocabulário específico adequado. 20
Na resposta, são apresentados os três tópicos, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização do vocabulário específico. 17
Na resposta, apenas são apresentados dois tópicos, de forma clara e organizada e com vocabulário específico adequado. 14
Na resposta, apenas são apresentados dois tópicos, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização do vocabulário específico. 11
Na resposta, apenas é apresentado um tópico, de forma clara e organizada e com vocabulário específico adequado. 8
Na resposta, apenas é apresentado um tópico, com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização do vocabulário específico. 5
R.

O professor não poderia estar a pensar no conjunto I, porque todos os polígonos estão sombreados neste conjunto; logo, o acontecimento “o polígono escolhido está sombreado” é o acontecimento certo.

O professor não poderia estar a pensar no conjunto III, porque há mais triângulos do que quadrados neste conjunto; logo, é mais provável o polígono ser um triângulo do que ser um quadrado.

Finalmente, o professor também não poderia estar a pensar no conjunto IV, porque, sabendo-se que o polígono está sombreado, a probabilidade de ser um quadrado, neste conjunto, é 1, uma vez que ambos os polígonos sombreados são quadrados.

2.1 15 no total
Primeiro processo
Subdividir o quadrado [ OPQR ] em nove quadrados geometricamente iguais 3
Referir que a soma das áreas dos dois triângulos não sombreados é igual à área de um desses nove quadrados 4
Referir que a área da região não sombreada da figura corresponde à soma das áreas de três dos nove quadrados 3
Referir que a área da região sombreada da figura corresponde à soma das áreas de seis dos nove quadrados 3
Concluir o pretendido 2
Segundo processo
Escrever, em função de Screen Shot 2015-06-23 at 22.45.33  , uma expressão da área do quadrado [ OPQR ] 2
Escrever, em função de Screen Shot 2015-06-23 at 22.45.33 , uma expressão da área de um quadrado de lado  Screen Shot 2015-06-23 at 22.46.22 2
Escrever, em função de Screen Shot 2015-06-23 at 22.45.33  , uma expressão da área de um dos triângulos não sombreados  3
Escrever, em função de Screen Shot 2015-06-23 at 22.45.33  , uma expressão da área da região não sombreada 3
Reconhecer que a área do quadrado [OPQR] é o triplo da área da região não sombreada (ou obter uma expressão, em função de Screen Shot 2015-06-23 at 22.45.33 , da área da região sombreada) 3
Concluir o pretendido 2
2.2.1 5
Na resposta, são identificadas as coordenadas (0, 3) 5
Na resposta, apenas se reconhece que o ponto simétrico do ponto P em relação à reta OQ é o ponto R 3
2.2.2 1o no total
Indicar as coordenadas do ponto B ((2, 0)) 1
Indicar as coordenadas do ponto C ((3, 1)) 1
Obter o declive da reta BC (1) 3
Obter a ordenada na origem da reta BC (-2) 3
Escrever a equação reduzida da reta BC ( y = x − 2) 2
3 1o no total
Reconhecer que a mediana da distribuição é 70 minutos 4
Referir que metade dos alunos demoraram mais do que 70 minutos a realizar as atividades 4
Obter o valor pedido (14 alunos) 2

Grupo IV

Resposta correta Pontuação
1 20 no total
Primeiro processo
Identificar a distância do afélio de Saturno ao Sol com d ( 0 ) 3
Calcular d ( 0 ) 4
Identificar a distância do periélio de Saturno ao Sol com d (pi ) 4
Calcular d (pi) 4
Reconhecer que Screen Shot 2015-06-23 at 22.53.35  é igual a d ( 0 ) + d ( pi ) 3
Calcular d ( 0 ) + d ( pi ) 1
Apresentar o valor pedido ( 2867) 1
Segundo processo
Identificar a distância do afélio de Saturno ao Sol com o valor máximo da função d 2
Identificar a distância do periélio de Saturno ao Sol com o valor mínimo da função d 2
Representar graficamente a função d 5
          Respeitar a forma do gráfico 3
          Respeitar o domínio da função 2
Assinalar o ponto do gráfico cuja ordenada é o valor máximo da função d 1
Obter a ordenada desse ponto (1513,3271…) 2
Assinalar o ponto do gráfico cuja ordenada é o valor mínimo da função d 1
Obter a ordenada desse ponto (1353,5747…) 2
Reconhecer que Screen Shot 2015-06-23 at 22.53.35  é igual à soma dos valores obtidos 3
Calcular essa soma (2866,9018…) 1
Apresentar o valor pedido ( 2867) 1
2 10 no total
Escrever  Screen Shot 2015-06-23 at 22.57.23 3
Referir que  Screen Shot 2015-06-23 at 22.57.56 3
Referir que  Screen Shot 2015-06-23 at 22.58.26 3
Concluir que  Screen Shot 2015-06-23 at 22.58.58 1
3 1o no total
Na resposta, são apresentados corretamente os três tópicos. 10
Na resposta, apenas são apresentados corretamente dois dos três tópicos. 7
Na resposta, apenas é apresentado corretamente um dos três tópicos. 4
R.
  • referir que Saturno está na posição correspondente a um ângulo de amplitude Screen Shot 2015-06-23 at 23.00.51  radianos
  • referir que a distância de Saturno ao Sol está a diminuir;
  •  referir que 70,5 é um valor aproximado correspondente à taxa de 70,5 milhões de quilómetros por radiano