O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até ao final da manhã, vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Também esta terça-feira prevê-se que Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no norte de África, transportando partículas e poeiras em suspensão que podem afetar a qualidade do ar, segundo a Direção-geral da Saúde (DGS). “Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão nas regiões Centro e sul do país (Alentejo e Algarve)”, refere uma nota divulgada no site da DGS.

Está igualmente prevista e neblina ou nevoeiro matinal nalguns locais do litoral das regiões norte e centro. As altas temperaturas fazem com que cinco distritos do continente estejam sob aviso amarelo – o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 17 e 30 graus Celsius, no Porto entre 15 e 24, em Vila Real e Viseu entre 14 e 31, em Bragança entre 14 e 32, na Guarda entre 15 e 30, em Coimbra entre 13 e 29, em Castelo Branco entre 17 e 37, em Portalegre entre 21 e 37, em Évora entre 15 e 38, em Beja entre 15 e 39, em Santarém entre 14 e 32 e em Faro entre 23 e 33.

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo desde as 22h00 de segunda-feira e as 21h00 de quarta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.