A Embaixada dos EUA no Quénia alertou que a Cimeira Mundial sobre Empreendedorismo, a realizar no final do mês em Nairobi, e na qual está prevista a participação do Presidente Barack Obama, pode ser um “alvo” de terroristas. A sexta edição do encontro vai reunir cerca de 3.000 políticos e empresários na capital queniana entre 24 e 26 de julho.

“Como em qualquer evento público, existe a possibilidade de elementos criminosos atacarem os participantes e outros visitantes”, indica o alerta difundido na página de Internet da embaixada norte-americana em Nairobi. “Eventos públicos de grande escala como esta cimeira também podem ser um alvo para os terroristas”, acrescenta a nota. Por isso, as autoridades norte-americanas instam os cidadãos a “manterem um nível elevado de atenção à sua segurança”.

O alerta de viagem está em vigor até 30 de julho, já depois de Obama ter deixado o país onde nasceu o seu pai e que visita pela primeira vez como Presidente.

Nairobi permanece sob ameaça constante do grupo terrorista somali Al-Shebab, que protagonizou o assalto ao centro comercial Westgate, na capital queniana, em setembro de 2013, no qual morreram pelo menos 67 pessoas.

Este ano, o Al-Shebab esteve também ligado a outro ataque de grande dimensão no Quénia, com o massacre de 148 pessoas na Universidade de Garissa, no nordeste do país. O Al-Shebab, que se juntou formalmente à Al-Qaida em 2012, está a lutar pela instauração de um Estado Islâmico de doutrina wahabi na Somália.

O grupo extremista matou mais de 400 pessoas no Quénia desde abril de 2013 em represália pelo envio de tropas para a Somália, para impedir o seu objetivo naquele país do Corno de África.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR