Dark Mode 114kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Em breve, fotografias com reflexos serão coisa do passado

A Google e o MIT criaram um algoritmo que lhe permitirá, finalmente, tirar boas fotos sem ter de abrir a janela.

i

Captura de ecrã do vídeo explicativo.

Tianfan Xue / Youtube

Captura de ecrã do vídeo explicativo.

Tianfan Xue / Youtube

Tirar boas fotografias através de uma janela não é tarefa fácil. Sobretudo quando há um reflexo sempre pronto para nos estragar a foto.

Foi a pensar nestas situações que a Google e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um novo algoritmo capaz de separar a imagem em duas camadas. De acordo com o jornal espanhol ABC, o programa analisa os vários elementos que compõem a fotografia, permitindo depois criar uma imagem perfeitamente nítida e sem reflexos, através da desconstrução da imagem em duas camadas: uma com a própria fotografia e outra com o reflexo.

Este algoritmo pode ainda ter outras aplicações. O vídeo explicativo desta nova tecnologia exemplifica como o algoritmo é capaz de remover outros obstáculos que apareçam na fotografia, tais como gradeamentos, gotas de água, entre outros.

Atualmente, o programa ainda não foi disponibilizado ao público. Mas os investigadores do MIT explicam que, como o processo é “automático”, pode “ser utilizado em dispositivos móveis”. Assim, as fotografias com reflexos poderão, muito em breve, ser coisa do passado.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.