Flores, plantas, pétalas, sementes, musgo, rochas, cascas de árvores. Estes são alguns dos elementos necessários para as criações artísticas de Christophe Guinet, entusiasta da street culture, mais conhecido por “Monsieur Plant”.

Nos seus projetos, onde o tema natureza impera, Christophe “brinca com opostos” para difundir mensagens.

“Pretendo transmitir uma mensagem poética com os meus trabalhos. Divirto-me muito, e todos requerem bastante paciência. Utilizo alguns símbolos capitalistas e dou-lhes um toque natural e ético para dizer que a natureza triunfa perante padrões de consumo impostos pelo homem”, explica ao Observador.

Sob o lema “viver o momento”, Chistophe desconecta-se do mundo para se inspirar e é nos seus passeios por florestas e parques que coleciona os materiais orgânicos para as suas criações.

No seu último projeto – “Just Grow It!” -, optou por utilizar ténis e skates, da coleção Nike Skateboarding, como base para as suas esculturas ecológicas. A ideia foi semeada numa viagem à India e floresceu no regresso à realidade do artista, a da comunicação e do marketing.

Dos conhecidos ténis nasceram verdadeiros jardins! Nenhum pormenor dos ténis Nike foi esquecido.

“Nestas criações podemos ver uma certa dicotomia entre o universo do marketing e os valores éticos que me são queridos. Nesta metamorfose de ténis em composições vegetais, o estado natural retoma os seus direitos sobre a industrialização. É um convite para cada um de nós contemplar e redescobrir a beleza de simples sementes, do musgo selvagem ou a delicadeza de uma flor”, reforça Christophe Guinet.

O processo de criação é explicado neste vídeo: