Prefere beber de um copo ou diretamente da garrafa? Em Londres, a nova moda é dançar imerso numa nuvem de álcool. A oferta vem do bar “Alcoholic Architecture” (Arquitetura Alcoólica), o novo projeto da equipa Bompas & Parr’s.

“O álcool é ingerido através dos pulmões e dos olhos”, explica o co-designer do espaço à CNN. O bar utiliza vários humidificadores para criar nuvens alcoólicas e o vapor criado é tão denso que mal se consegue ver a mais de um metro de distância. Os clientes são motivados a inspirar profundamente a mistura de álcool (gin), água e moléculas aromáticas. Para Bompas, um dos responsáveis pela invenção, a grande vantagem deste processo é que não gera ressaca. “Provavelmente é o efeito placebo”, diz à revista Wired argumentando que a ausência de náuseas e de dores de cabeça se deve ao facto de os clientes pensarem que não estão a ingerir álcool.

Contudo, a experiência pode ser perigosa. Inalar o álcool, ao invés de beber, significa que a mistura alcoólica chega mais rapidamente à corrente sanguínea. Pode ser divertido para quem gosta de ficar intoxicado, mas os donos do espaço promovem a moderação. Ficar 40 minutos no bar é o equivalente a beber “um copo de licor forte”. A estadia está limitada a uma hora por cliente e custa £ 10 (cerca de 14 €).

Um espaço com História

O estabelecimento fica situado num antigo mosteiro londrino, com uma decoração que faz lembrar a arquitetura gótica com espaços amplos, tetos elevados e alguns vitrais. Os cocktails “tradicionais” (ou seja, possíveis de beber) que o Alcoholic Architecture oferece também se inspiram na história do local. “Friar Tucker” (Frei Tucker) e “Benedictine” são algumas das bebidas em homenagem aos monges que criavam licores exóticos séculos atrás.

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Outros êxitos dos “Magos da Culinária”

O novo espaço da equipa Bompas & Parr é o resultado de seis anos de investigação, mas a dupla de britânicos já é conhecida por outras experiências sensoriais criativas, como cascatas de chocolate e moldes de gelatina gigante. Muitos consideram o seu trabalho como puro hedonismo, visto que o único propósito é apresentar novas sensações aos seus clientes. A “inalação de álcool” é o sucesso mais recente dos “magos da culinária” do Reino Unido. Para acompanhar a experiência, o bar passa música que varia entre a eletrónica e a pop e exibe vários cartazes a recordar que é importante “Respirar Responsavelmente”.

O bar estará aberto apenas até janeiro de 2016.