Os residentes de Islington descobriram esta segunda-feira que tinham uma mensagem do artista Banksy num prédio desabitado deste bairro londrino. Usando como primeiro plano uma árvore cinzenta e despida, sem qualquer folha, o graffiti do ativista político tem como protagonista uma mulher, que com um pulverizador pinta de verde a parede atrás da árvore em Hornsey Road.

Durante algumas horas a pintura intrigou habitantes e especialistas? Seria ou não obra de Banksy? A imagem em tamanho real, inscrita no mural na noite deste domingo, lançou a especulação nos moradores e especialistas. É um “stencil clássico ao estilo de Banksy”, referiu o especialista James Peak ao programa Today da BBC Radio 4, citado pelo The Guardian sobre o mural do artista de rua. Os traços não enganam: “Tem as técnicas correctas. Tem uma mensagem interessante e fácil de entender, uma localização muito inteligente. E ressoa realmente no momento em que a vemos. E, com Banksy, o contexto é tudo”, diz.

Se quem conhece bem o trabalho de Banksy não teve dúvidas que era da sua autoria os outros ficaram a ter a certeza manhã desta segunda-feira: o artista confirmou-o  na sua página de Instagram. Sem uma palavra, mostrando o antes e o depois daquela parede danificada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A parede, antes da intervenção de Banksy

Aparência inicial do edifício sem a intervenção de Banksy. Imagem retirada do Instragram do artista.

Mistério resolvido, ainda subsistem dúvidas sobre o seu significado. Que ideia quer transmitir a representação? O que significa a cor verde? Peak argumenta que não é coincidência este mural surgir dois dias antes da primavera. “Agora é primavera e esta árvore devia estar a rebentar de folhas, mas Banksy deve ter passado de bicicleta e pensou no seu aspeto miserável”.

Mas não só. A mensagem liga-se com a zona residencial a vários níveis. Uma das ligações com o local é a cor verde utilizada por Bansksy, que está presente na sinalização dos edifícios de habitação social, argumenta  Peak.  “Quando nos afastamos, parece que a árvore ganhou vida, mas de uma forma visivelmente falsa e sintética. Na minha opinião, parece-me que está morta. Mas, como sempre acontece com Banksy, nunca se sabe ao certo, até ele confessar e publicar no seu sítio Web”, diz.

Moradores referem que a obra lhes lembra o Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, celebrado recentemente, outras dizem que está relacionado com o parque natural da zona.

Além dos moradores o mural já atraiu várias personalidades, incluindo o político britânico, ex-líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn que fez questão de se fotografar em frente ao mural e de partilhar a imagem na rede social X.

O último trabalho conhecido do artista é datado de dezembro, quando pintou drones militares num sinal de stop em Peckham, também em Londres, que foram pouco depois roubados.

Obra de Banksy numa rua de Londres roubada menos de uma hora após revelação da autoria

Texto editado por Dulce Neto