Como é que um robô tira uma selfie em Marte? Da mesma forma que um humano tira uma na Terra. Estica o braço e dispara. O robô Curiosity, que está em Marte há três anos, faz o mesmo, mas com uma pequena batota: como tira várias fotografias com o braço em posições diferentes (que depois o amigo humano usa numa fotomontagem) o braço não se vê na fotografia, mas a sombra no solo revela a sua presença, nota a BBC.

Na última selfie, o robô Curiosity, parado no topo da pequena elevação de Buckskin, conseguiu tirar uma selfie a partir de um ângulo mais baixo, aproveitando a inclinação do terreno. É a primeira vez em muito tempo que os investigadores podem ver a “barriga” do robô, refere a agência espacial norte-americana (NASA) em comunicado. Isso permitiu confirmar que o robô tem uma pedra presa na roda do meio do lado esquerdo.

A imagem resulta de uma fotocomposição de dezenas de imagens captadas pelo equipamento Curiosity’s Mars Hand Lens Imager (MAHLI) no dia 5 de agosto no 1.065º dia de trabalho do robô em Marte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR