22 mil pessoas, 175 toneladas de tomate, uma batalha. Foi assim que se celebrou o 70.º aniversário da tradicional festa valênciana La Tomatina de Buñol. Todos os anos, no dia 26 de agosto, pessoas de todo o mundo juntam-se para arremessarem tomates, numa festa que tinge de vermelho as ruas de Buñol.

A tradição surgiu em 1945, quando uma briga entre dois jovens acabou por provocar uma “improvisada batalha de tomates entre a multidão congredada na Plaza del puble”, recorda a organização ao jornal espanhol El País. Este ano, seis camiões – mais um que em 2014 – carregaram no total 175 toneladas de tomate e juntou 22 mil pessoas à cidade de Buñol, que tem 10.000 habitantes.

Entre as milhares de pessoas, registou-se um total de 96 nacionalidades. Os dados disponíveis revelam que a maioria dos presentes foram espanhois, seguidos de 14% de britanicos, 10% de indianos, 8% de japoneses, 7 % de norte-americanos e 6% de australianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A popular festa também foi celebrada pela Google, criando um Doodle especial e capturando fotos em 360º para o Google Street View, do antes e depois da batalha. Veja a bonita festa da La Tomatina na fotogaleria que o Observador preparou.

Texto editado por Helena Pereira.