A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou hoje à Lusa que a saúde das duas pessoas internadas com a Doença dos Legionários na região Norte está a evoluir “de forma positiva”. Em declarações telefónicas à Lusa, o diretor geral da Saúde, Francisco George, confirmou que “os dois casos internados continuam a evoluir de forma positiva”.

Francisco George acrescentou ainda que os “trabalhos de investigação epidemiológica prosseguem conduzidos pelos serviços de saúde pública do Norte articulados com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. No último mês e meio foram registados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção. Os restantes dez casos com a Doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

Das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, informou a DGS. A investigação epidemiológica está a ser conduzida, incluindo a georreferenciação, de forma a caracterizar com detalhe os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início da sintomatologia a fim de identificar a fonte de infeção.

Em novembro de 2014, um surto de ‘legionella’ em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas. De acordo com o balanço feito na altura, as vítimas mortais tinham entre 43 e 89 anos e eram nove homens e três mulheres. A taxa de letalidade do surto foi de 3,2%. O surto teve início a 07 de novembro e foi controlado em duas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR