Um Boeing 777 da British Airways incendiou-se esta terça-feira, no aeroporto McCarran, em Las Vegas, quando se preparava para descolar. A bordo estavam 159 passageiros e 13 tripulantes que foram imediatamente retirados do avião. Cerca de 14 pessoas foram levadas para o hospital para receber tratamento médico.

“Foi um cenário assustador”, conta à CNN um dos passageiros que ficou ferido, Jay Jennings.

https://www.youtube.com/watch?v=-yLD6iCJTBQ

A Administração Federal de Aviação (FAA), avança o The Guardian, confirmou que a explosão do motor esquerdo do avião esteve na origem do incidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

aviãogurdian

“Todos os passageiros foram evacuados rapidamente e com segurança e levados de autocarro para o terminal”, disse o porta-voz do aeroporto.

“Estava a dormir quando o avião se preparava para descolar. Senti um cheiro a fumo e inicialmente disseram para ficarmos sentados”, conta um repórter do The Guardian, Jacob Steinberg, que estava a bordo do Boeing 777 . “Eles abriram a porta traseira e então toda a gente começou a correr, em pânico”, acrescentou.

O primeiro sinal de que alguma coisa estava mal veio de um dos pilotos que contactou o controlo de tráfego aéreo quando o avião se preparava para iniciar a descolagem. 15 segundos depois um dos pilotos acionou um pedido de emergência e rapidamente os serviços de bombeiros correram para o local.  “Speedbird 2276 , estamos a evacuar na pista. Temos um incêndio, repito, estamos a evacuar “, disse um dos pilotos.

A  primeira chamada  de emergência foi registada às 16h13 (hora local). Às 16h18 o fogo estava apagado e todos os passageiros evacuados, informou o Aeroporto McCarran. A pista foi encerrada, mas os outros voos continuaram a ser realizados, apesar de alguns atrasos.

avião 2

Cerca de 43 milhões de passageiros passam pelo Aeroporto McCarran anualmente. Depois do incêndio, que provocou o pânico durante alguns minutos, as equipas de investigação começaram a recolher mais informações sobre o incidente.