Prémio Nobel da Paz é revelado esta sexta-feira. Quem é que vai ganhar?

Angela Merkel, o Papa Francisco ou até o jornal russo Novaya Gazeta. Esta sexta-feira, é revelado o vencedor do Prémio Nobel da Paz 2015. Há muitos nomes apontados. Qual é o seu favorito? Vote aqui.

i

A vencedora de 2014

AFP/Getty Images

A vencedora de 2014

AFP/Getty Images

A chanceler alemã Angela Merkel está a ser apontada como a grande favorita para o anúncio de sexta-feira da Academia das Ciências Sueca. Conta o britânico The Telegrah que a forma como tem lidado com a crise dos refugiados podem levá-la a ser distinguida com o Prémio Nobel da Paz de 2015.

Mas Angela Merkel não é a única na corrida. Para o Telegraph, o Papa Francisco é outro dos candidatos possíveis, pelo trabalho que desenvolveu na mediação da relação entre Cuba e os Estados Unidos da América. Já o jornal russo Novaya Gazeta destaca-se por ser uma das poucas vozes independentes no país liderado por Vladimir Putin.

Uma das entradas mais inesperadas é o sacerdote eritreu Mussie Zerai, pelo trabalho que tem desenvolvido com os refugiados que querem chegar a Itália. Também o ginecologista congolês Denis Mukwege, que trata vítimas de violência sexual, está igualmente entre os apontados ao Prémio Nobel da Paz.

No painel dos possíveis finalistas está também o líder das FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Timoleon Jimenez, e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pelo acordo de paz inovador que assinaram. E também há espaço para Portugal, com alguns meios a apontarem o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), presidido por António Guterres, para o galardão.

Contudo, os sentimentos face à eventualidade de ser um destes candidatos o vencedor é confuso. Se Merkel vencer, existe receio de que a distinção piore a crise de refugiados que a Europa vive – a chanceler admite que a Alemanha possa receber pelo menos 800 mil. Se for o Novaya Gazeta, há medo da reação por parte do Kremlin. Já o Papa Francisco pode enfurecer as pessoas que são contra as políticas de controle de natalidade que defende.

Na sua opinião, qual de todos estes nomes merece receber o Prémio Nobel da Paz? Vote no inquérito abaixo e conheça o ponto de vista dos nossos leitores.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.