A autoridade chinesa responsável pela campanha anticorrupção vai estender as suas investigações às instituições financeiras do país, incluindo o banco central e as autoridades de regulação, foi anunciado na sexta-feira à noite.

Após várias investigações em grandes empresas estatais — em particular no setor petrolífero — a Comissão de Inspeção Disciplinar vai agora olhar para o setor financeiro. A nova vaga de inspeções visará, em breve, o Banco Popular da China (banco central), a comissão chinesa de regulação do setor bancário (CBRC) e a entidade supervisora das seguradoras e dos mercados financeiros (CSRC), de acordo com uma longa lista divulgada na sexta-feira.

O fundo soberano chinês, China Investment Corporation (CIC), vai também ser alvo de investigação, bem como os bancos comerciais ICBC sob controlo do Estado, o Banco da China e as principais companhias de seguros do país.

Por fim, a Comissão de Inspeção Disciplinar vai debruçar-se sobre as operadoras das bolsas de Xangai e Shenzhen, e sobre a Citic Securities, uma importante corretora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR