Literatura

Prémio Miguel de Cervantes 2015 entregue a Fernando del Paso

Já no ano passado, o escritor de 80 anos tinha vencido o Prémio Alfonso Reyes. Apesar de ser um dos mais importantes nomes vivos da literatura mexicana, não se encontra publicado em Portugal.

Fernando del Paso aqui ao lado do já falecido Gabriel Garcia Marquez, em 2007

AFP/Getty Images

O escritor mexicano Fernando del Paso é o vencedor do Prémio Miguel de Cervantes 2015, o mais alto reconhecimento da literatura espanhola e latino-americana. A notícia é avançada pelo jornal espanhol El País.

Já no ano passado, o escritor e artista de 80 anos tinha vencido o Prémio Alfonso Reyes e, este ano, foi distinguido com o Prémio José Emilio Pacheco de Excelência Literária. Apesar de ser um dos mais importantes nomes vivos da literatura mexicana, não se encontra publicado em Portugal.

Fernando del Paso nasceu a 1 de abril de 1935. O primeiro livro chegou em 1958, uma antologia de poemas a que chamou Sonetos de lo Diario. Desde então seguiram-se romances, contos, peças de teatro e ensaios, com destaque para a trilogia de romances José trigoPalinuro de MéxicoNoticias del Imperio, publicados (e muito elogiados) entre 1966 e 1988.

O Prémio de Literatura em língua castelhana Miguel de Cervantes foi criado em 1976 e “é o mais alto reconhecimento para o trabalho criativo dos escritores espanhóis e latino-americanos, cuja obra tenha contribuído para enriquecer de forma notável o património literário em língua espanhola”.

Fernando del Paso é o sexto autor mexicano a ser galardoado. No ano passado, o vencedor foi o espanhol Juan Goytisolo, de 84 anos. Para além do prestígio, o premiado ganha um valor monetário de 125 mil euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Aníbal Cavaco Silva

Indispensável /premium

Maria João Avillez
131

Fica-se a conhecer a singularíssima relação que houve entre dois políticos, não quaisquer, Cavaco e Passos, e a aliança que teceram e nunca romperam. A visão é ampla e polifónica, goste-se ou não dela

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)