Mais quatro bancos suíços chegaram a acordo na quarta-feira com as autoridades dos EUA para encerrar um processo de acusações, pagando uma multa, cujo total já supera os mil milhões de dólares (917 milhões de euros).

Os acordos envolveram os bancos Bank J. Safra Sarasin, Coutts & Co, Gonet & Cie e Banque Cantonal du Valais, que vão pagar em conjunto mais de 178 milhões de dólares.

“Com as decisões de hoje [quarta-feira], sob o Programa dos Bancos Suíços, o Departamento [de Justiça] já alcançou acordos com 75 bancos, impôs penalidades acima de mil milhões de dólares e conseguiu uma volumosa e detalhada informação sobre o comportamento ilegal de instituições financeiras, profissionais e detentores de contas em todo o mundo”, afirmou Caroline Ciraolo, vice-procuradora-geral da Divisão de Fiscalidade do Departamento.

Este programa começou em agosto de 2013, autoriza acordos com bancos que concordem em cooperar cedendo provas, pagando multas por ilegalidades relacionadas com crimes fiscais e fornecendo informação específicas sobre contas de contribuintes norte-americanos.

O programa está interdito a bancos como o Credit Suisse, que já está sob investigação criminal por promover a evasão fiscal no tempo da conceção do programa.

A informação conseguida no âmbito do programa permitiu aos investigadores “detetar esses indivíduos que pensam que estão acima da lei e continuam a esconder o seu dinheiro offshore“, afirmou Richard Weber, da Divisão de Investigação Criminal dos serviços fiscais (IRS, na sigla em Inglês).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR