Rádio Observador

País

Jeremy Corbyn vem a Portugal apoiar programa “anti-austeridade” de Costa

1.208

Líder do Partido Trabalhista britânico fez amizade com António Costa em Bruxelas e confirmou ao "Morning Star" que irá fazer uma "tour" de discursos a apoiar o programa socialista.

Jeff J Mitchell/Getty Images

Jeremy Corbyn, líder do partido trabalhista britânico, virá a Portugal nos próximos tempos para participar em iniciativas de apoio ao “programa anti-austeridade” do governo socialista. A visita, segundo o Morning Star, resulta do facto de Costa e Corbyn terem “feito amizade” durante a reunião de líderes socialistas europeus em Bruxelas há mais de uma semana.

O jornal britânico não adianta que iniciativas estarão a ser preparadas mas cita diretamente Corbyn, que confirma esta visita que deverá incluir discursos em conferências. “Vamos fazê-lo em apoio do programa anti-austeridade deles [do Partido Socialista]. Estamos a construir uma coligação anti-austeridade em toda a Europa”, adiantou o responsável britânico, citado pelo Morning Star.

Ao Morning Star, Corbyn disse que o “governo grego teve muitas dificuldades com o Banco Central Europeu, que o tratou de uma forma desgraçada”. Agora, “o que é interessante é o governo português e o seu programa anti-austeridade”, diz o líder trabalhista, que recorda que votou contra o Tratado de Maastricht “porque este criava uma Europa baseada na economia do mercado livre e não uma Europa baseada na segurança social e nos direitos dos trabalhadores”.

Leia mais sobre as propostas de campanha de Jeremy Corbyn neste texto. Entre elas estão mais impostos para os mais abastados, mais subsídios para os desempregados, uma luta vigorosa contra a corrupção, contra a fuga aos impostos (o que renderia 120 mil milhões de libras, calcula Corbyn) e contra os benefícios fiscais às empresas, que Corbyn chama “subsídios” às empresas. Leia, também, o retrato feito pelo Observador, ainda em julho, quando Corbyn começou a caminhada que o levaria à liderança do Labour, após a derrota histórica de Ed Miliband.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)