Depois do escândalo relativo à emissão de gases poluentes, o gigante automóvel alemão Volkswagen parece querer recomprar cerca de 115 mil carros nos Estados Unidos.

O diário alemão Sueddeutsche Zeitung noticia que a empresa espera uma de duas opções: ou terá que reembolsar o preço de um quinto dos carros a diesel afetados pelo escândalo; ou oferecer um novo carro com um desconto significativo. O mesmo jornal explica que o fabricante germânico está à espera que os restantes veículos precisem de reparações de grandes dimensões, provocando custos significativos e estadias longas na garagem.

Sobre a notícia, a Volkswagen não fez quaisquer comentários. No entanto, na terça-feira o administrador da marca afirmou, em entrevista à Agência Reuters, que estava confiante de que iria chegar a acordo com os reguladores americanos para colocar quase 500 mil carros em conformidade com as leis de emissões dos Estados Unidos.

Diess explicou que reparar antigos veículos com o motor a diesel 2.0 seria mais fácil do que colocar modelos mais recentes em conformidade. Sobre o facto de os reguladores americanos terem afirmado que a VW talvez tivesse que recomprar antigos modelos, Diess não confirmou se a marca estava a ponderar essa situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR