Há dias, os fãs da Guerra dos Tronos receberam um balde de gelo na cabeça: o autor da saga, George R. R. Martin, não conseguiu entregar o sexto livro das Crónicas de Gelo e Fogo na data em que se tinha comprometido, 31 de Dezembro de 2015. The Winds of Winter está por acabar — e o seu autor nem sequer sabe quando é que o terminará. Os fãs do escritor apoiaram-no e têm razões para isso. Ao longo da História, os grandes mestres da literatura já nos deixaram muitas obras a meio (sendo que — fãs, mantenham a calma — nada impede neste momento George R. R. Martin de chegar mesmo ao fim do livro).José Saramago morreu em 2010, antes de conseguir terminar Alabardas, Alabardas. A obra conta a história de Artur Paz Semedo que, ironicamente, trabalha numa fábrica de armas e foi deixado pela sua mulher, uma defensora da paz. O livro foi publicado em 2014.

HOLLYWOOD, CA - MARCH 18: Co-Executive Producer George R.R. Martin arrives at the premiere of HBO's "Game Of Thrones" Season 3 at TCL Chinese Theatre on March 18, 2013 in Hollywood, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)

Conseguirá George R. R. Martin terminar “The Winds of Winter”? (Kevin Winter/Getty Images)

Antes de Saramago, muitos foram aqueles que deixaram manuscritos não terminados. E a morte nem sempre é a razão para isso. Os autores desistem pelas mais diversas razões. Kafka nunca terminou o seu primeiro romance, O Desaparecido, e não se sabe porquê. Jack London desistiu de The Assassination Bureau, Ltd. por não conseguir acabar a trama de uma forma lógica.

Conheça várias obras inacabadas (mas publicadas) de grandes escritores na fotogaleria em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR