Os Estados Unidos vão pagar ao Irão um total de 1,7 mil milhões de dólares, incluindo juros, por uma dívida que remonta à Revolução Islâmica de 1979 e ao corte das relações diplomáticas, foi hoje divulgado. A informação sobre o pagamento de 1,7 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) foi dada hoje pelo secretário de Estado, John Kerry, num comunicado.

O reembolso, resultado de um acordo a que se chegou num tribunal arbitral em Haia criado para o litígio, diz respeito a 400 milhões de dólares de dívida e a 1,3 mil milhões de dólares de juros e nada tem a ver com as dezenas de milhares de milhões de dólares que Teerão deve recuperar na sequência do levantamento das sanções após a entrada em vigor no sábado do acordo sobre o seu programa nuclear.

O “tribunal para as reivindicações Irão-EUA” foi criado em Haia em 1981 para tentar encontrar uma saída jurídica para o contencioso. A dívida era relativa a equipamentos militares. No comunicado, John Kerry considera que o acordo em Haia foi um “compromisso (…) justo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR