Um bombista suicida fez-se explodir esta segunda-feira em Cabul, a capital do Afeganistão. O atentado causou pelo menos 20 mortos e 29 feridos, afirma a BBC, que cita fontes do ministério do Interior afegão.

Relatos iniciais apontavam para que a maior parte das vítimas fossem civis, mas relatos posteriores sugerem que o atentado incidiu sobretudo em agentes de segurança das autoridades afegãs, relata a estação britânica.

O ataque ocorreu à entrada da sede da Policia de Ordem Nacional Civil, uma unidade que combate o terrorismo, e a sua autoria já foi reclamada por um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid. Este afirmou em comunicado que o bombista tinha como alvo o edifício e o grande grupo de agentes que dali saíam, relata o The New York Times.

As primeiras informações apontavam para que o atentado tivesse sido cometido através de um carro bomba, mas informações posteriores sugerem que o atacante se aproximou de uma fila de pessoas, que aguardava para entrar na sede da unidade policial, e fez-se então explodir, detonando os explosivos que trazia consigo.

Em 2015, as baixas nas forças de segurança afegãs aumentaram 28% face aos números de 2014, afirmou um porta-voz da NATO e das forças norte-americana que atuam em solo afegão, o coronel Michael Lawhorn, citado pelo The New York Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR