Estreia esta segunda-feira na RTP2 o documentário Borsalino, Um Chapéu em Hollywood (2015), sobre a famosa marca italiana que se tornou conhecida por fabricar chapéus para algumas das maiores estrelas de Hollywood.

Conhecida pela qualidade dos seus chapéus de feltro, a marca nasceu em 1857, pelas mãos do mestre chapeleiro Giuseppe Borsalino. Depois de ter passado sete anos em Paris, onde aprendeu a fabricar chapéus na fábrica Berteil, Borsalino regressou à sua terra natal, a cidade de Alexandria no norte de Itália, onde, juntamente com o seu irmão Lazzaro, abriu a primeira oficina num pátio da Via Schiavina.

A Borsalino depressa ganhou estatuto internacional, tornando-se numa das marcas favoritas das estrelas de Hollywood. A sua história está, por isso, intimamente ligada com a história do cinema do início do século XX. Em 1970, chegou mesmo a inspirar um filme de gangsters francês, Borsalino, realizado por Jacques Dera. A este, seguiu-se a sequela Borsalino & Co., de 1974.

O documentário Borsalino, Um Chapéu em Hollywood, realizado por Enrica Viola e Paola Rota, será transmitido esta segunda-feira às 23h30, na RTP2.