O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, indicou no sábado que uma revisão do mapa das freguesias está na “agenda” do Governo liderado por António Costa. “Vai ser um tempo escaldante, muito possivelmente para este verão“, afirmou o responsável.

O jornal Público esteve com Carlos Miguel em Alenquer e o responsável explicou que, nesta questão, só há duas certezas: nem tudo vai voltar ao que era e nem tudo vai ficar como está. Não voltaremos às quatro mil e tal freguesias, mas não ficaremos só com as atuais três mil e tal.”

“Tudo se conjuga para que seja proposta uma lei-quadro, que fixe os parâmetros para juntar ou desagregar freguesias ou municípios. É importante que haja critérios e condições definidas. O Governo está empenhado nessa situação”, afirmou Carlos Miguel, segundo o Público. O responsável sublinhou que, quer na descentralização de competências quer na revisão do mapa das freguesias, o objetivo do governo é ter boa parte destas questões definidas até ao início de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR