A direção da sala de concertos parisiense Bataclan, onde em novembro três bombistas-suicidas mataram 90 pessoas, anunciou esta quarta-feira que vai reabrir um ano depois dos ataques com quatro concertos, o primeiro dos quais do músico britânico Pete Doherty.

Os trabalhos de renovação da sala começaram e, embora “a data exata da reabertura ainda não esteja marcada”, a direção do Bataclan já agendou quatro concertos: o britânico Pete Doherty a 16 de novembro, o senegalês Youssou N’Dour e a sua banda Le Super Étoile de Dakar a 18 de novembro, a banda norte-americana Nada Surf a 2 de dezembro e o grupo de rap francês MZ a 3 de dezembro.

“Outros concertos e espetáculos serão anunciados nos próximos dias”, acrescenta a direção num comunicado.

A sala de espetáculos, no centro de Paris, foi um dos alvos dos atentados de 13 de novembro de 2015, durante um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal. A sala mantém-se fechada desde então.

A direção do Bataclan explica no texto que as obras em curso são para recuperar as infraestruturas e equipamentos da sala, “sem modificar o arranjo” do espaço, para “preservar o calor e convivialidade” e “manter o espírito popular e festivo que sempre teve”.

Além do Bataclan, os ataques visaram o Stade de France e esplanadas do centro da capital de França, onde outras 40 pessoas foram mortas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR