O papelinho que sai do interior da bola tem o nome de um país lá escrito. Argentina. É a primeira equipa que saí na fava a Portugal. Sabendo isto, Rui Jorge ter-se-á lembrado logo de uma boa notícia, que já se sabia muito antes de o sorteio para o torneio olímpico de futebol dos Jogos Olímpicos se realizar, esta quinta-feira. Essa notícia apareceu no início de fevereiro, quando Gerardo Martino, o senhor que toma conta da seleção argentina, confirmou que “o Messi não irá aos Jogos Olímpicos”, para poupar as pernas de quem, durante a época, acumula quase 60 jogos.

Antes de se pensar em todos os outros nomes de craques argentinos, é Lionel Messi quem vem à cabeça. E o facto de a Pulga do Barcelona não participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é bom para Portugal, que também não sabe se terá Cristiano Ronaldo. Isto porque o capitão da seleção nacional está com 31 anos e o torneio olímpico só admite que as equipas convoquem três jogadores com mais de 23 anos. Ou seja, além do fator cansaço/jogos nas pernas, a ida de Ronaldo implicaria deixar de fora alguém que, no último verão, ajudou Portugal a qualificar-se para os Jogos — como Sérgio Oliveira, William Carvalho ou João Mário, todos titulares da seleção de sub-21 que foi vice-campeã europeia em 2015.

Mas isto são outras contas.

Por agora, e além da Argentina, a seleção ficou a saber que jogará também contra a Argélia e as Honduras na fase de grupos do torneio olímpico de futebol. A seleção africana é das melhores do seu continente, sobretudo agora, que tem nomes como Yacine Brahimi, Islam Slimani e Rihad Mahrez, estrelas do FC Porto, Sporting e Leicester City que têm mais de 23 anos e que poderão ser convocados para a prova. A equipa das Honduras é a mais desconhecida e, diz a teoria, também a mais fraca do grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A seleção portuguesa olímpica estreia-se nos Jogos deste verão, no Brasil, contra a Argentina, a 4 de agosto. O jogo realiza-se no Rio de janeiro a 4 de agosto, no Estádio do Maracanã — onde, aliás, se realizou o sorteio.

Grupo A
Brasil
África do Sul
Iraque
Dinamarca

Grupo B
Suécia
Colômbia
Nigéria
Japão

Grupo C
Fiji​
Coreia do Sul
México
Alemanha

Grupo D
Honduras
Argélia
Portugal
Argentina