O antigo árbitro português Paulo Paraty morreu esta quarta-feira vítima de cancro. Paraty tinha 53 anos, era natural da cidade do Porto, e apitou vários jogos internacionais, entre eles pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e partidas de qualificação para Europeus e Mundiais.

Na Primeira Liga, Paulo Paraty apitou 218 jogos. Estreou-se na época de 1991/1992, mais concretamente a 27 de outubro de 1991, numa partida entre o Farense e o Famalicão no estádio de São Luís. Um dos encontros mais marcantes da carreira de Paulo Paraty foi o da penúltima jornada da época 2004/2005, quando o Benfica (que se sagraria campeão nessa época) derrotou o Sporting na Luz com um golo de Luisão — golo essa que ainda se discute se foi regular ou não.

O ex-árbitro viu ser-lhe diagnosticado um cancro na perna em meados de 2014. Desde então, sucederam-se as homenagens e mensagens de apoio a Paraty, sobretudo vindas da classe que defendeu até à sua retirada em 2008, a de arbitragem. Na primeira jornada da Primeira Liga de 2014/2015 as equipas entraram em campo com uma t-shirt onde se lia a mensagem “Força Paraty”. O ex-árbitro deixou então uma mensagem de agradecimento na sua página de Facebook: “A tantos e a TODOS, a minha gratidão e a garantia de motivação que esta FORÇA me traz! A quantos participaram na jornada e aos que gostariam de participar… A TODAS as mensagens e telefonemas! Bem-hajam”.

O último jogo oficial de Paulo Paraty na Primeira Liga foi a 3 de maio de 2008, no estádio do Dragão, num encontro entre o FC Porto e o Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR