MH17

Famílias das vítimas do MH17 processam Putin e Rússia

Famílias de 33 vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines avançaram com um processo no Tribunal Europeu de Direitos Humanos pedindo uma indemnização de 6,4 milhões de euros por pessoa.

Getty Images

Familiares de 33 vítimas da queda do voo MH17, que seguia de Amesterdão com destino a Kuala Lumpur e que foi abatido quando sobrevoava a Ucrânia, estão a processar Putin e a Rússia no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, alegando que houve violação do direito à vida dos passageiros desta aeronave.

No desastre, que aconteceu em julho de 2014, morreram 298 pessoas e foi concluído que a queda foi motiva pelo disparo de um míssil Buk, de fabrico russo. Não foi apurado se o míssil foi disparado pelos separatistas russos ou pelas forças ucranianas que naquela altura lutavam pelo controlo da região no conflito que deu origem à anexação da Crimeia por parte da Rússia.

No processo enviado para o tribunal que tem a sede em Estrasburgo, há familiares de vítimas australianas, neozelandesas e malaias, segundo o The Sydney Morning Herald, que pedem 6,4 milhões de euros de indemnização por cada vítima. “Os meus clientes querem responsabilidades pelo que aconteceu. Eles querem uma quantia de dinheiro que faça com que a Rússia os leve a sério”, indicou o advogado dos familiares, afirmando, ainda, que não tinha recebido quaisquer contactos da Rússia para resolver a questão através de mediação.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Manuel Villaverde Cabral

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.

Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)