O conceito de “geração” de consolas de videojogos, referente aos modelos que substituem edições anteriores com características mais avançadas, está a chegar ao fim. Nos últimos dias, a Sony e a Microsoft anunciaram o lançamento das suas novas apostas para o mercado dos videojogos: PlayStation 4 Neo e Project Scorpio. Em comum, o fato de complementar – e não substituir – a PlayStation 4 e a Xbox One, respetivamente.
No caso da PlayStation 4 Neo, a Sony prometeu uma versão “high-end” da Playstation 4 voltada para jogadores mais experimentados. Em entrevista ao jornal The Financial Times, o presidente e chefe global da Sony Interactive Entertainment, Andrew House, disse que a nova consola vai ter uma resolução 4K, com gráficos mais detalhados, mais estabilidade, definição e compatibilidade com as últimas tecnologias na área da televisão.
Uma das principais características da nova consola é o fato de que não vai contar com jogos exclusivos. Todos os jogos da PS4 vão funcionar na PS4 Neo e espera-se que “todos ou uma grande maioria” de títulos da PS4 Neo funcionem no modelo atual. “[A PlayStation 4 Neo] destina-se a sentar-se ao lado e complementar a PS4 padrão. Vamos vender as duas versões neste ciclo de vida”, explicou. House avançou que a nova consola vai dar suporte a jogos em realidade virtual, a partir do Playstation VR, dispositivo ocular de realidade virtual da Sony que vai ser lançado a 13 de outubro.
O executivo relatou ainda que a PlayStation 4 Neo vai custar mais do que a PS4, mas não revelou uma data de lançamento ou imagens prévias da consola. “Queremos garantir que temos um conjunto completo de experiências no novo sistema, que possamos mostrar na totalidade”, assegurou.

O Playstation VR vai ser lançado a 13 de outubro e vai ser suportado pelo Playstation 4 Neo
Já o Project Scorpio será uma versão mais “potente” da Xbox One, com uma unidade de processamento gráfico capaz de suportar uma resolução 4K e outras “experiências premium” de realidade virtual, garantiu Phil Spencer, chefe da Xbox, esta segunda-feira, durante a apresentação da Microsoft na E3, em Los Angeles. “O próximo passo para os jogadores e programadores serão os jogos em 4K e realidade virtual de alta definição, e estou realmente entusiasmado em partilhar o que estivemos a desenvolver”, afirmou.
Spencer explicou que todos os jogos e acessórios da Xbox One serão compatíveis com a Scorpio “para que ninguém fique para trás.”
“Project Scorpio será a próxima adição à família Xbox One e é o próximo passo para dar-vos a nossa visão de jogar videojogos durante várias gerações. Quando for lançada no próximo ano, acreditamos que seja a consola mais poderosa alguma vez construída”, garantiu.
A data de lançamento prevista é no final de 2017.
The most powerful console ever. Holiday 2017. https://t.co/OdNWVEomf8 #XboxE3https://t.co/I9TjkQADhR
— Xbox (@Xbox) June 14, 2016
Xbox One S, uma consola mais compacta
Além do anúncio do Project Scorpio, Spencer mostrou na E3 as imagens da Xbox One S, uma versão 40% mais pequena que a consola atual da Microsoft. A Xbox One S permite a reprodução de vídeos em 4K e promete melhores efeitos de luz e contraste de cores.
O novo modelo não terá entrada para Kinect (vai precisar de um adaptador vendido separadamente), vai estar disponível em branco e contará com um joystick com pequenas alterações, como ligação via bluetooth (para conexão com dispositivos equipados com o sistema operativo Windows 10) e uma textura mais ergonómica na parte de trás.
A Xbox One S vai chegar ao mercado a partir do início de agosto, com versões em 500GB, 1TB e 2TB de memória de armazenamento.
Introducing the new Xbox One S, featuring 4K Ultra HD video, streamlined controller, and more. #XboxE3https://t.co/CWuG5QEeF7
— Xbox (@Xbox) June 13, 2016
Em entrevista ao canal “Larry Hryb, Xbox Live’s Major Nelson” no YouTube, Spencer comentou como os lançamentos do Project Scorpio e da Xbox S mudam o paradigma de “geração” de consolas para uma “família” de consolas:
A escolha que uma pessoa tinha de fazer no passado entre gerações de consolas era ‘deixo tudo para trás e sigo adiante?’. O que nós queremos com o trabalho que estivemos a fazer nos últimos anos é ‘se você tem uma Xbox One hoje, vamos continuar a dar suporte e todos os jogos que estamos a desenvolver também vão ser lançados para a sua consola’. Quando – e se – fizer a decisão de fazer o upgrade para o Project Scorpio, todos os investimentos em jogos, acessórios, amigos, conquistas e tudo o que tem, estará disponível numa experiência com resolução 4k com o Project Scorpio. É uma família de consolas com todas as experiências a mover-se livremente entre elas”.