O virtual candidato republicano à Casa Branca Donald Trump criticou hoje a falta de liderança nos Estados Unidos, após a morte de três polícias, num tiroteio em Baton Rouge, no estado do Louisiana.

“Quantas pessoas e agentes da lei têm de morrer devido à falta de liderança no nosso país?”, perguntou o milionário, após o homicídio de três polícias, num ataque em que três outros agentes ficaram gravemente feridos.

“Estamos de luto pelos polícias mortos hoje em Baton Rougue. (…) Exigimos lei e ordem”, escreveu Trump, na sua página na rede social Facebook.

Nos últimos dias, no meio da polémica sobre a violência policial nos Estados Unidos, Trump afirmou-se como “o candidato da lei e ordem” e classificou a sua rival democrata, Hillary Clinton, como “fraca” nesta área.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tiroteio acontece depois de vários dias de tensão na cidade devido à morte de um homem negro às mãos da polícia, o que gerou protestos em todo o país, incluindo Dallas, no Texas, onde cinco polícias foram assassinados.

Alton Sterling, de 37 anos, morreu em Baton Rouge, abatido pela polícia depois de uma denúncia que alertava para um homem negro que empunhava uma arma e fazia ameaças enquanto vendia CD de música na rua.

Um dia depois, Philando Castile, também negro, foi morto pela polícia em Falcon Heights, no Estado de Minnesota.