A taxa de ocupação por quarto da hotelaria nacional aumentou em maio face ao período homólogo de 2015, atingindo os 78,2%, tendo sido mais acentuado nas unidades de cinco estrelas, segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

De acordo com o AHP Tourism Monitor, a taxa de ocupação por quarto da hotelaria nacional subiu 3,9 pontos percentuais em maio, em comparação com o mesmo período de 2015, atingindo os 78,2%, com aumentos em todas as categorias, com destaque para as unidades de cinco estrelas, onde a variação foi de mais 4,5 pontos percentuais face a maio do ano passado.

Os destinos turísticos com a taxa de ocupação por quarto mais elevada foram Madeira (92,16%), Lisboa (89,04%) e Grande Porto (86,07%).

Já o preço médio por quarto ocupado subiu 11,1%, fixando-se em 79,93 euros, em maio e o RevPar (preço médio por quarto disponível) aumentou 16,9%, fixando-se nos 62,51 euros.

A receita média por turista no hotel foi de 116 euros (mais 11,5% do que em maio de 2015) e a estada média de 1,87 dias, igual valor em comparação com o período homólogo.

Em comunicado, a presidente executiva da AHP, CRistina Siza Vieira, afirmou que “a hotelaria nacional continua com uma boa ‘performance’ e tem vindo a crescer sustentadamente desde o início do ano”, realçando o crescimento da taxa de ocupação nas Ilhas e do RevPar na Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Minho também se destacou em maio, quer em taxa de ocupação quer em RevPar. Dos resultados do inquérito que fizemos aos nossos associados da zona Norte sobre o impacto dos eventos, o Rally de Portugal parece ter sido um dos “responsáveis” por esta subida”, acrescentou.

O Rally de Portugal realizou-se de 19 a 22 de maio, em vários concelhos do norte do País.

Os Tourism Monitor recolhem a informação referente aos hotéis, que representam 55% do total dos empreendimentos turísticos em Portugal e 64% dos quartos.