O último rinoceronte de Java no Vietname morreu quando foi baleado por um caçador. A extinção destes rinocerontes aconteceu em abril de 2010. Segundo a BBC, um caçador disparou com uma arma semiautomática contra o animal, que ficou ferido e tentou escapar.

Antes de se saber desta informação, Sarah Brook, que pertence à organização WWF Vietname, dedicou-se ao estudo desta espécie. A investigadora recolheu amostras de fezes, segui o que pensava ser um rastro de rinocerontes de Java na região e colocou várias câmaras de vigilância com a ajuda do Parque Nacional do Vietname.

Em 2010, um dos trabalhadores do parque enviou fotografias de um cadáver à cientista. As fotografias mostravam que o chifre do animal tinha sido retirado.

O Parque Nacional do Vietname emitiu um comunicado aquando da descoberta do cadáver, concluindo que a morte do animal deveu-se a causas naturais. No entanto, Brook não ficou convencida e pediu para analisar os ossos do animal. Em maio, descobriu que o animal tinha sido baleado numa das pernas traseiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR