Está firmada o acordo entre a Aliança Renault-Nissan e a Microsoft, com vista ao estabelecimento de uma parceria global destinada à criação de novas tecnologias que permitam o estabelecimento, a nível mundial, de experiências de condução conectadas. As duas empresas irão trabalhar juntas no desenvolvimento de serviços para automóveis baseados no Microsoft Azure, uma das plataformas em nuvem disponibilizadas pelo gigante da informática norte-americano.
Pretende-se que estes novos serviços melhorem a experiência de condução através de sistemas de navegação avançados, de manutenção preventiva e de serviços destinados a automóveis eléctricos. O acordo prevê ainda a monitorização remota de diversas funcionalidades dos veículos, experiência móveis exteriores e actualizações de software via cloud, sem necessidade de ligações físicas, apenas através de acesso à Internet.
Este é um passo considerado como decisivo para que o consórcio franco nipónico possa cumprir o objectivo de lançar, até 2020, mais de uma dezena de modelos com tecnologia de condução autónoma, nomeadamente aquela que permitirá aos utilizadores utilizar melhor o tempo livre de que irão passar a dispor, enquanto se deslocam nos seus automóveis. Como refere Ogi Redzic, vice-presidente da Renault-Nissan com o pelouro dos veículos conectados e dos serviços de mobilidade, “o automóvel está a tornar-se cada vez mais conectado, inteligente e pessoal. Sermos parceiros da Microsoft permitir-nos-á acelerar o desenvolvimento das tecnologias chave associadas necessárias para disponibilizar os cenários que os nossos clientes pretendem, e construir outros que eles nem sequer imaginaram ainda. Pretendemos ser o fornecedor da mobilidade conectada para todos, com uma única plataforma global”.
Para esta meta muito contribui a plataforma Azure, a eleita pela Renault-Nissan também pela sua capacidade para suportar diversos sistemas operativos, linguagens de programação e ferramentas. Isto permitirá a criação de uma plataforma comum, capaz de integrar os serviços a disponibilizar pelas duas marcas em qualquer região do globo.
Os sistemas de infoentretenimento e os serviços locais, que esta parceria tem por missão criar e implementar, permitirão, por seu turno, aos utilizadores personalizar e proteger as suas definições enquanto condutores e proprietários, podendo optar entre transferir, ou não, os dados em questão de um veículo para o outro, e receber sugestões de percurso com base nas suas preferências pessoais. Também é esperado um aumento da produtividade a bordo do automóvel, nomeadamente nas deslocações de e para o emprego, através da integração de experiências digitais, profissionais e domésticas, no automóvel.
Já a nuvem permitirá actualizar automaticamente o software do veículos e respectivos sistemas, como seja dispor das mais recentes actualizações em termos de condução autónoma e das aplicações destinadas a evitar acidentes. Outra característica interessante, a monitorização remota do veículo, a partir de um smarthpone ou de um PC, incluindo a transferência do controlo da viatura para um familiar ou amigo sem necessidade das chaves do mesmo.