O fim da sobretaxa do IRS pode ocorrer só em outubro de 2017. De acordo com fontes do Governo citadas pela SIC, o Executivo não está em condições de eliminar a sobretaxa já em janeiro, devendo a mesma desaparecer de forma gradual até a outubro. De acordo com a estação televisiva, a mesma irá ser eliminada primeiro nas classes com menores rendimentos e só depois nas que têm mais rendimentos.

Já no último sábado, o Público tinha avançado que sobretaxa de IRS poderia não ser eliminada para todos os contribuintes logo no início do ano. O diário escrevia então que a hipótese estava a ser admitida nas reuniões dos grupos de trabalho sobre o Orçamento que decorrem entre o Partido Socialista (de quem partiu a ideia) e os partidos da esquerda parlamentar que suportam a maioria.

Até entre os socialistas há dúvidas sobre o que acontecerá à sobretaxa de IRS no próximo orçamento. Como o Observador avançou na noite desta terça-feira, na quarta-feira às nove da noite os ministros das Finanças, Mário Centeno, e da Segurança Social, Vieira da Silva vão dar as primeiras explicações aos deputados socialistas sobre o Orçamento do Estado para 2017, sendo que uma das questões a explicar é, precisamente, a da devolução da sobretaxa de IRS de forma faseada.

Entretanto, a deputada do Bloco de Esquerda também tinha reafirmado esta quinta-feira, em declarações ao jornal i insistiu que a sobretaxa do IRS tem de acabar já no início do próximo ano, tal como está previsto na lei aprovada no fim de dezembro de 2015. “A posição que temos é a que está na lei”, disse a dirigente bloquista ao jornal i, acrescentando que, de acordo com a lei, a sobretaxa “acaba a partir de 1 de janeiro de 2017”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR