O Governo espera que a taxa de desemprego atinja no máximo os 11,2% este ano, menos duas décimas que o previsto no Programa de Estabilidade, e que caia para os 10,4% em 2017, menos meio ponto percentual que o previsto no mesmo documento. Os números foram avançados pelo Governo aos partidos durante a reunião de hoje.

O cenário com que o Governo está a construir o orçamento do próximo ano, que apresenta na próxima sexta-feira, aponta para uma descida da taxa de desemprego e esse otimismo já foi transmitido aos partidos. Nas reuniões que decorrem ainda esta manhã, o ministro dos Finanças transmitiu aos partidos os grandes números.

Mas, de acordo com os números obtidos pelo Observador, a redução da taxa de desemprego cai de 12,4% em 2015 para 11,2% em 2016 não só devido ao crescimento do emprego, que o Governo estima em 0,8% este ano, mas também devido a uma queda da população ativa de 0,6%, uma diminuição da mesma ordem de grandeza da já ocorrida no ano passado.

A novidade para o próximo é não só a taxa de desemprego, que o Governo espera que fique mais próxima dos 10%, mas também que toda esta redução aconteça devido ao crescimento do emprego, já que Governo estima que o número que serve de base para calcular esta taxa – a população ativa – permaneça inalterada.

Ou seja, o Governo espera que o emprego cresça 1% no próximo ano, mais que os 0,7% esperados no Programa de Estabilidade conhecido em abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR