Chegaram esta quinta-feira a Portugal 15 bispos católicos das Igrejas Orientais, para um encontro de três dias focado sobretudo na questão das migrações. Até domingo, os responsáveis eclesiásticos dos países de leste vão discutir “os desafios envolvidos no acompanhamento pastoral dos migrantes católicos orientais”, esclarece o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) em comunicado.

A separação dos países da União Soviética e o “colapso de regimes totalitários na Europa Oriental” deram origem a “um fluxo massivo de migrantes católicos do Rito Oriental”, que “começaram novas vidas na Europa Ocidental”. Agora, esclarece o CCEE, há “uma segunda geração” de orientais a viver no Ocidente, que “enfrenta novos desafios em termos de preservação da identidade cultural e eclesial desses migrantes”.

Os bispos chegaram a Lisboa para uma cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, e continuam o encontro no Santuário de Fátima. A iniciativa no santuário vai contar com a presença do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, e também com o presidente do CCEE, o bispo Angelo Bagnasco.

Do programa consta uma conferência com o economista João César das Neves e um celebração presidida pelo arcebispo greco-católico Sviatoslav Shevchuk, de Kiev.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR