O candidato presidencial norte-americano Donald Trump segue à frente nas intenções de voto, a uma semana das eleições no país. Numa sondagem da ABC/The Washington Post, o candidato republicano aparece com 46% das intenções de voto, contra os 45% de Hillary Clinton, a candidata democrata.

O resultado da sondagem, que se baseia numa amostra inferior a 2.000 pessoas, pode, todavia, ser visto como um empate técnico, já que o ponto percentual que Trump leva de vantagem fica dentro da margem de erro de 2,5 pontos. Ainda assim, depois de Hillary Clinton ter tido vantagens de dois dígitos em algumas sondagens feitas no mês passado, por altura dos debates televisivos, este estudo de opinião da ABC/The Washington Post indica que estará em curso uma mudança nas intenções de voto e uma perda de entusiasmo em torno da candidatura de Clinton.

As chamadas telefónicas feitas nesta sondagem aconteceram entre os dias 27 e 30 de outubro, precisamente o período em que foi reaberta a investigação do Federal Bureau of Investigation (FBI) à utilização de uma conta de e-mail pessoal por parte de Hillary Clinton. Essa controvérsia é o tema do Explicador Seis respostas para perceber a gravidade do caso dos emails de Hillary.

As restantes intenções de voto são distribuídas por outros candidatos como o libertário Gary Johnson e, também, Jill Stein, dos Verdes norte-americanos.

A sondagem foi revelada no mesmo dia em que o The New York Times traz uma investigação a um esquema complexo sobre como Trump terá fugido aos impostos na década de 80/90.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR