“Estes dois candidatos [Hillary Clinton e Donald Trump] mostram a realidade catastrófica” da situação política norte-americana, disse Khamenei num discurso publicado no seu site.

As declarações que proferem são prova da destruição dos valores humanos nos Estados Unidos. O atropelo dos valores humanos e dos direitos humanos, a discriminação racial e o racismo são a realidade da sociedade americana”, disse.

Khamenei discursou esta quarta-feira por ocasião do 37.º aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerão por estudantes radicais que deu origem a uma rutura das relações diplomáticas que se mantém.

O líder supremo afirmou que a continuação da exclusão do Irão do sistema bancário internacional, apesar do levantamento das sanções internacionais ao abrigo de um acordo nuclear com potências mundiais demonstra que não se pode confiar nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas pessoas tentam afirmar essa ideia perigosa de que se cedermos aos Estados Unidos os problemas do nosso país vão ser resolvidos. O acordo nuclear e a atitude dos Estados Unidos são um exemplo que mostra que isso não é correto”, disse.

Apesar de as sanções internacionais terem sido levantadas em janeiro, os Estados Unidos mantêm as sanções bilaterais, o que impede o regresso do Irão ao sistema bancário internacional.

Khamenei, que tem a palavra final em todas as questões de Estado no Irão, disse por outro lado não ver qualquer vantagem em conversações com os Estados Unidos sobre os vários conflitos na região.

“Alguns dizem que devíamos negociar e fazer compromissos com os Estados Unidos em relação à Síria, ao Hezbollah no Líbano, ao Iraque, ao Afeganistão, ao Iémen e até aos nossos assuntos internos”.

Negociar com os Estados Unidos não vai resolver os problemas. Primeiro, porque eles mentem, não respeitam os compromissos e enganam os outros. E, segundo, porque os Estados Unidos estão eles próprios em crise”, afirmou.