Um pequeno poema de oito linhas, escrito e autografado por Anne Frank em março de 1942, vai ser leiloado na Holanda. O texto, escrito no poezie album de Christiane van Maarsen, a irmã mais velha de Jacqueline, colega de turma e melhor amiga de Anne, poderá atingir em leilão um valor máximo de 50 mil euros, de acordo com a leiloeira Bubb Kuyper.

Jacqueline van Maarsen recebeu a página da irmã em 1970. “A minha irmã (que tinha a alcunha de Cri-Cri) rasgou a página do seu poezie album e deu-ma. Sei que ela não tinha ligação com estes versos da Anne como eu tenho com os versos que a Anne escreveu para mim. É por isso que estou a pô-los à venda”, explicou, citada pela Bubb Kuyper.

332244

(Bubb Kuyper)

O poema, dedicado a Cri-Cri, é do género dos que eram escritos nos poezie album, que exortavam o seus donos a dar o seu melhor e a serem diligentes no trabalho. As primeiras quatro linhas foram retiradas do poema “Het Ros Beiaard”, de 1938, mas os restantes versos são de origem desconhecida.

Os versos foram escritos por Anne Frank apenas três meses antes de ela e a família se terem refugiado num anexo em Amesterdão, na Holanda, onde permaneceram escondidos até 1944, data em que foram descobertos pelas forças alemãs. Anne morreu um ano depois, em fevereiro de 1945, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Tinha 15 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR