A “corrida está a apertar”, ainda que Hillary Clinton siga na dianteira com quatro pontos de vantagem. A conclusão é da última grande sondagem para as eleições de terça-feira, publicada pelo The Wall Street Journal/NBC News. A chamada sondagem das sondagens da CNN dá 46% a Clinton e 43% a Trump.

Segundo a sondagem mais recente, do WSJ/NBC, Hillary Clinton deverá obter 44% dos votos de quem irá, pelo menos provavelmente, votar nas eleições. Donald Trump, o candidato republicano, tem 40% dos votos prováveis. Ainda segundo a mesma sondagem, o candidato Gary Johnson (que se candidata com uma plataforma libertária) terá 6% dos votos e 2% vão para a candidata dos Verdes, Jill Stein.

A mesma sondagem, realizada em meados de outubro, mostrava Hillary com uma vantagem de mais de 11 pontos percentuais em relação a Donald Trump. A explicação do WSJ para a recuperação de Trump é que houve muitos eleitores do Partido Republicano que antes olhavam para a eleição com ceticismo mas que, agora, parecem ter maior probabilidade de votar.

Um dado importante revelado pelo WSJ é que entre as pessoas que dizem já ter votado, Clinton segue à frente com 12 pontos percentuais. A sondagem consultou 1.282 prováveis votantes, entre os dias 3 e 5 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outras sondagens dão à candidata democrata, Hillary Clinton, uma vantagem de entre três a cinco pontos sobre o republicano Donald Trump.

Apesar da queda de Clinton na última semana, Trump tem sido incapaz de superar os 43% e de conquistar o voto dos indecisos, na opinião dos analistas.

Uma sondagem publicada este domingo, e realizada entre 01 e 04 de novembro para o jornal Washington Post e para a cadeia de televisão ABC News, dá a Trump 43% nas intenções de voto, cinco pontos percentuais abaixo de Clinton, com 48%.

Já o site Politico e a consultora Morning Consult situam o apoio a Trump nos 42% e o de Clinton nos 45%, a nível nacional, segundo uma sondagem feita na sexta-feira e sábado.

A média das principais sondagens, feita pela RealClearPolitic, que tem em conta os candidatos minoritários dos Verdes e dos Libertários, estima um apoio a Clinton de 44,9% e 42,7% para Trump.