A adversidade da vida coloca-nos muitas vezes perante o abismo da decisão. Na ausência de soluções, o medo. No medo, a vontade de desistir, mas a verdade é que há (quase) sempre uma força que nos faz ficar. Continuar. Para que a vida não pare, para que tudo isto faça sentido.

É por isso que a próxima conversa offline promovida pelo Observador em parceria com a Fidelidade, vai centrar-se na superação, na resiliência e na vontade de fazer a vida avançar, mesmo perante toda a imprevisibilidade a que tantas vezes nos expõe.

Moderada pela jornalista Laurinda Alves, esta conversa contará com a presença de Maria João Sales, Multicare, Jaume Pradas, músico e cuidador, Joana Rigato, filósofa e Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador e Tiago Marques, cientista e investigador. O encontro tem lugar marcado para o próximo dia 23 de novembro, pelas 18h, no Museu do Oriente.

Como entrada livre, todos os leitores estão convidados a participar neste encontro que, segundo Laurinda Alves, pretende “conhecer pessoas que se superam todos os dias, mês após mês, ano após ano, torna-nos incrivelmente mais fortes porque os homens e mulheres de todas as gerações que vivem em constante superação são o testemunho vivo de que é possível sobreviver aos piores acontecimentos. Por outro lado, ouvir especialistas partilharem os seus conhecimentos sobre matérias tão sensíveis e complexas como as várias formas de superação, transforma o nosso olhar e enche-nos de ferramentas para a vida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Breve biografia dos oradores

Maria João Sales Luís, membro da comissão executiva da Multicare com responsabilidade direta nas áreas de prestação médica e de serviço ao cliente.

Jaume Pradas, músico e cuidador, corre meias-maratonas empurrando uma cadeira de rodas para realizar os sonhos de liberdade e movimento de Mafalda Ribeiro, que nasceu com osteogénese imperfeita, permitindo que também ela se supere a cada passo seu.

Joana Rigato, Filósofa da Ciência, trabalha em articulação com neurocientistas e dedica-se ao estudo do livre arbítrio e à forma como a Ciência pode ter em conta a experiência subjetiva das pessoas.

Salvador Mendes de Almeida, criou a Associação Salvador e dedica a sua vida a apoiar pessoas que, tal como ele, foram vítimas de acidentes ou nasceram com handicaps físicos ou outros.

Tiago Marques, cientista e investigador na área das neurociências, está a fazer os seus estudos de doutoramento no Laboratório de Circuitos Corticais, do Champalimaud Research, tentando perceber também como o cérebro responde ao imprevisto.

Inscreva-se aqui e garanta o seu lugar.