Rádio Observador

Roma

Um novo sismo pode ser fatal para o Coliseu de Roma

De acordo com especialistas, o Coliseu romano pode vir a ser seriamente afetado com um novo sismo. Mas a zona do centro da cidade é a mais propensa à destruição.

O Coliseu foi um dos monumentos analisado com mais cuidado depois dos últimos sismos. Não houve registos de danos significativos

Getty Images

Especialistas revelam que o Coliseu de Roma está em perigo de ruir com um novo sismo. O Presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade La Sapienza, Fabrizio Vestroni, que já fez vários estudos ao monumento, disse ao El Español que, embora seja um edifício resistente, existem partes da construção romana que podem colapsar com um novo tremor de terra, como os que recentemente têm ocorrido em Itália.

“A sua forma de construção faz com que seja um edifício resistente”, mas “enquanto a parte mais alta tem uma grande resistência por não ser uma estrutura fechada, existem outras mais expostas que podem ruir”, refere Vestroni.

O sismólogo do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, Gianluca Valensise, em declarações ao jornal espanhol, alerta para o perigo da existência de duas frentes sísmicas: a que provocou os últimos terramotos e que pode causar sismos com magnitude de 7 na escala de Richter na zona de Roma e outra perto do Lago Albano, a cerca de 30 quilómetros de Roma, que pode causar terramotos com intensidade 5.

Valensise sublinha que a possibilidade de um terramoto atingir o coliseu romano “não está distante”. No entanto, diz que a zona no centro da cidade é a mais propensa ao risco sísmico do que o local onde está situado o monumento.

De acordo com o The Telegraph, o Coliseu foi um dos monumentos analisados com mais cuidado depois dos últimos sismos, e não foi registado nenhum dano significativo na estrutura. No entanto, o último terramoto provocou danos graves noutras construções: igrejas e monumentos no centro de Roma, como a Basílica de São Paulo, construída no século XIX.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)