No primeiro dia da visita de Estado de dois dias do Presidente egípcio a Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ter aceitado o convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, para fazer uma visita ao Egito, ainda sem data marcada.

“Agradeço o convite de sua excelência para visitar o Egito, que já tive oportunidade de aceitar. Fixaremos oportunamente o momento adequado para concretizar esse passo”, declarou o chefe de Estado português.

Com al-Sisi ao seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: “É mais um passo no sentido do reforço da amizade entre dois povos, duas nações e também dois Estados”.

O chefe de Estado português referiu ainda, esta segunda-feira, ter falado abertamente com al-Sisi sobre o desafio de alcançar equilíbrio financeiro e desenvolvimento económico e ao mesmo tempo assegurar justiça social e direitos humanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Queria sublinhar que, nas trocas de impressões que tivemos, tratámos abertamente da questão do desafio que se coloca hoje a todas as sociedades em termos de equilíbrio financeiro, de desenvolvimento económico, de justiça social e de direitos humanos”, declarou o Presidente da República, considerando que “é um desafio difícil”.

Com Abdel Fattah al-Sisi ao seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que “Portugal acompanha atentamente os passos dados em termos de afirmação da vida parlamentar e do respeito da liberdade religiosa numa sociedade multicultural e multirreligiosa como é o Egito”.

“Tal como acompanha um percurso no sentido da afirmação dos direitos humanos, neles englobando quer os direitos pessoais, quer os políticos, quer os sociais”, completou.

A propósito da conciliação entre equilíbrio financeiro, desenvolvimento económico, justiça social e direitos humanos, o chefe de Estado português referiu que “Portugal teve já experiência no passado de acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI)”.

“Sabemos bem o que isso significa. Sabemos o que significa promover o desenvolvimento económico e, ao mesmo tempo, a justiça social, e também enfrentar o desafio de um roteiro de caminho para a consagração crescente dos direitos humanos”, afirmou.

No final do encontro desta segunda-feira com o Presidente da República, Abdel Fattah al-Sisi convidou os empresários portugueses a investir no Egito, apontando as oportunidades nas áreas das infraestruturas, transportes marítimos e energias renováveis.

“Convido todos os empresários portugueses a aproveitar a oportunidade”, disse Abdel Fattah al-Sisi, referindo que o Egito tem “um plano muito ambicioso” em áreas em que Portugal se tem destacado, como as infraestruturas, transportes marítimos e energias renováveis.

O Presidente egípcio sublinhou que o Egito tem “uma lei de investimento nova, que dá muitas oportunidades” e mencionou o “papel importantíssimo” do eixo do Canal do Suez “para o negócio e comércio internacional”.

O chefe de Estado egípcio referiu que, nos últimos anos, houve “muitos avanços nas relações” entre os dois países e adiantou que será constituída uma comissão bilateral mista, cuja primeira reunião decorrerá no Cairo.

Al-Sisi declarou que a sua visita a Portugal – a primeira de um chefe de Estado egípcio em quase 25 anos – pretende ser um “ponto de partida para aumentar os negócios e cooperação entre os dois países”.