Uma sondagem da Gallup refere que 77% dos americanos acreditam que os Estados Unidos estão divididos, nos valores mais importantes, e apenas 21% creem numa nação unida e em acordo. Nos últimos 20 anos, a população americana parece percecionar a América mais dividida do que unida. Mas sobre se o novo Presidente americano vai ajudar a unificar o país ou se o vai dividir ainda mais, as opiniões divergem.

Para 45%, Trump tomará medidas que vão unir o país, mas 49% acham que o republicano irá dividi-lo. Para 88% dos republicanos, Donald Trump vai unificar o país enquanto 81% dos democratas afirmam que o novo Presidente tudo fará para dividir os EUA. Os independentes parecem concordar com os democratas e preveem que Trump fará mais para dividir a nação (51%) do que para uni-la (43%).

A Gallup colocou esta mesma questão, anteriormente, a respeito de George W. Bush e de Barack Obama. Em comparação com essas sondagens, os americanos estão menos otimistas em relação a Trump unificar o país do que estavam a respeito de Bush — união (57%), divisão (39%) — e Obama, união (55%) e divisão (42%). Um dado curioso é o de que as perceções de que os anteriores presidentes americanos trabalhariam em prol da unificação do país (como referiam nas suas campanhas) foi diminuindo à medida que decorriam os seus mandatos na Casa Branca.

Sobre Trump, apenas um em cada 10 democratas tem uma opinião positiva. Três em cada 10 democratas acreditavam em Bush e um em cada três republicanos gostava de Obama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR